Cação é o nome comercial dado ao tubarão que, mortinho da Silva, e aos cuidados dos alagoanos José Paulo e sua esposa Lucy, continua seu reinado nas panelas do Bar do Cação, no bairro do Farol. O peixe é cozido ao leite de coco (natural), tomate, pimentão, cebola, coentro e cebolinha, conferindo ao prato, o primeiro lugar na preferência popular. Mas, neste bar, também aprecio o pastel de tilápia, o Prato Feito (PF) e o caldinho de camarão.
Almoço: para quem busca uma refeição boa, a sugestão é o PF ou Executivo. Apostei no de galinha guisada (cozida no próprio caldo da ave) com arroz, feijão e purê de batata legítimo, estilo casa de mãe.
Tilápia: em março de 2017, entrou em cartaz o pastel da tilápia. Na receita, o peixe é refogado na manteiga de garrafa com alho, cebola, pimentão vermelho, sal e, por fim, a salsa (bem picada) já na massa do pastel. O resultado é uma iguaria bacana para petiscar ao lado de uma cerveja bem gelada, o que no Bar de Cação tem de sobra.
Nota 10: o caldinho de camarão continua danado de bom. O caldo do crustáceo é substancioso, cremoso e, o mais importante: a quantidade do leite de coco é na medida, nada de excessos, conferindo ótimo sabor.
Trajetória – às 7h30, José de Araújo já está trabalhando no Bar do Cação. Mas, antes de ter seu próprio empreendimento fez de tudo para sobreviver, foi de cortador de cana a comerciante. Já seu filho Deimys, formado em gastronomia, segue os passos do pai e, além de dividir as panelas com o pai, também cuida das compras do bar. Inclusive, ele me apresentou a vários comerciantes do Mercado da Produção.
Rota Bar do Cação
Preços: caldinho a partir de R$ 3,90/ pratos executivos – R$ 18,90/ Pastel de Tilápia 15,90
Funciona de terça-feira a domingo das 11 até às 23h
Rua Ten. Antônio Oliveira, n 43- Farol (depois do Portugal Ramalho) – telefone: (82) 3351.6333 – Aceita- se cartões
Visits: 3
alagoasbom custo beneficiobotecoNordestetradiçãotradições nordestinasturismo de sabores
Comentários desse post