Uma generosa porção de lombo paulista envolvido no molho da própria carne, e ao seu redor o arroz de Haussá (prato de origem africana), uma mistura de charque desfiado e camarão seco. É tão bom, que não sobrou um grão para contar história. A iguaria tem ancestralidade dos orixás, da cozinha baiana e da família do Caetano Veloso, afinal, é uma das receitas do livro de dona Canô, ‘O sal é um dom’, de autoria de Mabel Velloso.
Lombo Ferrugem com arroz de haussá é um dos pratos principais do Cardápio de Agosto do Cambito Restaurante, que homenageia o cantor e compositor baiano, Caetano Veloso. Quem faz as receitas de acordo com o livro de dona Canô é a chef da casa, Ivanilda luz.
E ela faz no capricho o lombo. Primeiro, a carne é selada com cebola branca, pimentões, cominho, semente de coentro, folha de louro. Depois de bem selada, é cozida ao molho de tomate do Cambito. Já o arroz branco é misturado ao charque desfiado e ao camarão seco, um espetáculo!
Como dizia dona Canô, “o sal é um dom” e Cambito continua temperando sua cozinha cheia de brasilidade e com a poesia de Caetano Veloso. Axé!!!
Também gostei
Rota do Cambito
O Cardápio do Caetano Veloso fica em cartaz até 31 de agosto, com preço de R$ 45,00 (com entrada, prato principal e sobremesa). Mas também se pode escolher o prato individual.
Funciona de terça a sábado das 12 às 15h domingo, das 12 até as 16h
Rua Dr. Guedes Gondim, 79- Centro (segunda rua atras do Teatro Deodoro) – Maceió
Visits: 11
2 comentários
marcelo peixoto
5 anos Atrás
Parabéns Nide, ótimas dicas!
henrique
5 anos Atrás
uma pena não abrir para o jantar