O peixe tilápia e a carne de sol serão as estrelas do Festival de Sabores de Penedo, que acontece até 31 de outubro. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Penedo através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Sebrae e Senac, reune 13 empreendimentos: Balneário Santa Amélia, Daruma, Hotel Encantos de Penedo, Hotel Encantos de Penedo, Hotel São Francisco, Jorjão Restaurante e Petiscaria, Restaurante Maurício de Nassau, Oushe Sandubaria, Novo Point, Rest. do Junior, O Morador, Prato Cheio e Yspeto’s. Os preços vão de R$ 15,00 até R$30,00
Um dos restaurantes mais tradicionais, Jorjão, com 36 anos, apostou na carne de sol desfiada, refogada com cebola com camadas intercaladas com queijo mussarela e com creme de milho e gratinado.
O restaurante do Hotel São Francisco, com 57 anos de história, investiu na tilápia ao molho de maracujá. Já o restaurante Maurício de Nassau fez a moqueca do peixe que promete agradar todos os paladares.
Pratos com foto divulgação dos restaurantes do Festival Sabores de Penedo
Hotel São Francisco: Tilápia ao molho de maracujá
Jorjão Restaurante e Petiscaria: carne a La Jorge
Mais Penedo
O Rio São Francisco é a inspiração para 35 mulheres bordarem as festas, as igrejas e a vida dos ribeirinhos, em bolsas, sacolas, vestidos, porta-joias, enxovais, coisas que encantam o Brasil. Elas bordam em linhas coloridas no vaivém do rio São Francisco, com a graça, a beleza e a identidade cultural de um povo. No início, muitas delas não sabiam nem pegar numa agulha, mas logo aprenderam o ofício secular, que antes era apenas um passatempo e agora gera emprego, renda e felicidade na Associação Pontos e Contos. E na sua viagem a Penedo, não se esqueça de comprar bordados que contam a história da cidade. Melhor lembrança não há. Telefone: (82) 3551.4491
Mestre santeiro
Penedo é uma cidade de mestre santeiros, uma tradição mantida por Antônio Francisco Santos, conhecido como mestre Timmaia Santeiro. Há mais de 40, ele transforma madeira em santos, em Jesus, em carrancas e em bustos de personalidades. Timaia aprendeu a arte com o mestre Antônio Pedro dos Santos (falecido), descendente da Escola de Santeiros do Penedo, e sem sombra de dúvidas o quem mais deixou discípulos na histórica cidade. Telefone: 9889.6460/ 98886. 7741
Benção
A Igreja Nossa Senhora da Corrente, vista do hotel São Francisco, é o cartão postal mais belo do Rio São Francisco. Construída em 1720 para ser uma capela privativa da família Lemos, a Igreja Nossa Senhora das Correntes é considerada uma das mais lindas do Brasil. Contam que no movimento abolicionista, os escravos usaram a igreja como refúgio – à esquerda do altar, podemos ver a passagem secreta onde eles se escondiam.
Anjos
O Anjinho barroco na fachada da Igreja Nossa Senhora dos Anjos, com feições indígenas, é uma das relíquias da obra construída a partir de 1660 sobre as ruínas do forte de Nassau, com pinturas em ouro nos altares e na coroa portuguesa, em cima da nave principal. O púlpito é decorado com pátina dourada e concha de jacarandá. O templo restaurado pelo IPHAN tem proposta de transformar os antigos aposentos dos frades em 12 apartamentos para hospedagem (ótima ideia).
Paço Imperial
Sobrado que hospedou o Imperador D. Pedro II na sua visita à Penedo, em 1859, abriga dois equipamentos culturais: Memorial Raimundo Marinho e Museu Paço Imperial. O Memorial reserva a história de seu patrono e da cidade de Penedo, entre as décadas de 1960, 1970 e 1980, período em que, sob a administração de Raimundo Marinho, o município alcançou amplo desenvolvimento econômico e cultural, a exemplo do famoso Festival de Cinema.
Museu Paço Imperial – Seu acervo guarda objetos do período Imperial brasileiro, onde estão expostas porcelanas, mobiliário, arte sacra e objetos que contam parte da história da cidade e do Brasil.
Visits: 0
1 comentário
Josineide soares
5 anos Atrás
Esqueceram de atribuir a importância devida ao Colégio Imaculada Conceição: A mais antiga, formou varias gerações, uma arquitetura tradicionalista e agora com local de preservação de memórias.