Conheci Lis e Lua Queiroz ainda na barriga da mãe, Eulina Acioli. Mas o tempo voa e, em 2020, recebo um recado do Jota, pai das meninas: “Nide, minhas filhas abriram uma hamburgueria vegana. Vai conhecer?”. Danadas e ousadas, pensei. Elas fizeram dos grãos o sabor da hamburgueria Lis de Flor recém-inaugurada no Foodpark Truckzone, na Jatiúca (de frente ao Armazém Guimarães).
Lis de Flor é uma harmbugueria 100% vegana (nada de origem animal). Eles são feitos com os grãos de feijão preto, ervilha, lentilha e falafel, e um de tofu (queijo de soja) fish (empanado com farinha panko). E são bons. Na receita, muito tempero e ervas para ficar palatável para todos, até mesmo para quem não é vegano.
Eu não sou vegana, mas provei o de falafel (grão de bico) com molho picante e cebolas no pão de cenoura. Adorei o sabor do sanduíche por completo. Os pães são da Petiscaria Vegana, e tem também nos sabores de beterraba e couve, milho e tradicional.
“Usamos alguns ingredientes como a fumaça líquida para trazer o sabor defumado. Colocamos também shitake em um dos hambúrgueres e o tofu defumado, que é o queijo de soja. Mas o que traz a melhor gostosura são os vegetais. Eles são perfeitos quando bem temperados e preparados de maneira correta. Cada hambúrguer tem como base um grão, que são riquíssimos em proteínas. O grão de bico então…? Nem se fala”, conta Lis.
Já os molhos são a base de leite de soja, mas também tem de alho, manjericão, mostarda, picante e o barbecue. E todos acrescentam mais sabor ao sanduba.
Trajetória – Lis de Flor é um quarteto, além de Liz e Lua, tem a gastrônoma Laís Del Castillo e Marcelo Araújo (esposo de Lis). Cada um tem sua função, mas, quando os pedidos aumentam, todo mundo se ajuda na pequena cozinha do food truck.
Lis tem formação de chef vegana em Curitiba, e sua experiência começou no projeto chamado Kombi Cura (viajava pelo Brasil espalhando o veganismo através de eventos). Trabalhou no Espaço Anandda, uma hamburgueria em Salvador, e mais recentemente na República Dominicana. Laís é gastrônoma e se tornou vegetariana ainda na faculdade, também integrou a Kombi Cura, trabalhou no restaurante 100% vegano em Curitiba.
Liz e Lais se reencontraram no restaurante da República Dominicana e foi lá que nasceu o sonho Lis de Flor. “Voltamos para o Brasil e começamos vendendo congelados veganos. A demanda foi crescendo e surgiu a hamburgueria”, relata Lis.
Lis de Flor é uma grata surpresa, até para quem não é vegano.
Rota Lis de Flor
Preços: a partir de R$18,00/ Aceita-se cartões
Funciona no Foodpark Truckzone de quarta a domingo, das 17h até 23h
Rua José Pontes de Magalhães, 103 – Jatiúca
Visits: 1
alagoasbom custo beneficioCerveja artesanalfood truckhambúrguer veganoJatiúcamaceiosem lactosevegano
2 comentários
Marina
4 anos Atrás
Comida deliciosa, e sem matar ng no caminho! Estao de parabéns!!!!
tavares
4 anos Atrás
nidelins, tudo bem? Ótimas dicas.
O que está esperando para trabalhar com hamburguer de verdade?
Acesse o Link e descubra: http://bit.ly/therealburger