A receita do pão de macaxeira da dona Diná (falecida), mãe da jornalista Gal Monteiro, também foi sucesso do blog do mês de março com 12.981. Soube que até amigos da família da jornalista que moram na Itália e Londres querem fazer a receita. Bom, eu continuo fazendo metade da receita, porque rende duas formas de bolos. Dessa vez também inovei e em um dos pães coloquei recheio de linguiça de búfala. Na hora de pincelar com gema de ovo, adicionei alecrim e flor de sal. Ficou bom.
Para quarentena ficar mais saborosa compartilho a receita e a história da mãe da Gal:
Na época, eu e Gal, éramos estudantes de jornalismo e atuantes do movimento estudantil. Em nossas reuniões, os quitutes da Diná.quase sempre estavam lá. Quando provei o pão, pedi a receita, e ela, gentilmente, me passou. Na época eu só sabia fazer bolos, e fiquei bem contente com o desafio, pois seria minha primeira experiência com pão. E penei. Dona Diná me ensinou o segredinho: “Faça uma bolinha da massa no copo com água. Quando subir, deu certo e já pode preparar para ir ao forno”. Dito feito. Quando a massa não sobe para superfície, algo deu errado. E se a bola não subir, sinceramente, descarte. O pão fica duro.
“Quando minha mãe ficou viúva, e com uma pensão irrisória, começou a usar seus dotes profissionalmente, pois tinha dois filhos pequenos. Na época não havia tantas doceiras como hoje e ela virou referência. Recebia muitas encomendas grandes de 5, 6 mil salgados e doces, além de bolos de casamento. Dessa forma Diná alimentou a mim e meu irmão, custeou escola… E dizia com orgulho que conseguiu formar os dois filhos”, conta Gal.
Agora vamos ao pão de macaxeira. Para quem nunca fez uma receita de pão sugiro preparar metade da receita.
Pão de macaxeira da Diná
Ingredientes
Para o fermento
30 gr de fermento biológico (3 colheres de sopa)
1 copo (americano 250 ml) de leite morno
1 copo de farinha (americano 250 ml) de trigo
1 colher (sopa) açúcar
Modo de preparo
Dissolva o fermento no copo de leite morno misturando com uma colher de sopa de açúcar e o copo da farinha de trigo. Cubra com um pano para descansar e crescer por 1 hora.
Para massa do pão
1 quilo de macaxeira
1 colher sopa de sal
2kg de farinha de trigo (mais ou menos)
4 ovos
1 gema
1 xícara de leite morno
250 gramas de manteiga
250 gramas de açúcar
Modo de Preparo
Cozinhe a macaxeira e machuque ainda quente.
Detalhe1: depois de machucada eu bato na batedeira para a massa fica mais uniforme.
Junte o fermento com a macaxeira e mexa bem.
Separe a gema das claras. Bata as claras em neve, e em seguida acrescente as gemas e as claras na mistura da macaxeira com fermento. Adicione o açúcar, sal, manteiga derretida e a xícara de leite.
Detalhe 2 (opcional): Na receita original, a massa não vai para o liquidificador. Mas conto com essa ajudinha para a mistura ficar ainda mais uniforme.
Coloque a mistura numa vasilha grande e comece adicionar a farinha e mexa com ajuda de uma colher. Em seguida coloque a mão da massa até ficar lisa. Geralmente é mais de um quilo e meio de farinha trigo, contudo pode ser mais. O ponto é a massa ficar lisa.
Coloque uma bolinha da massa no copo com água, quando subir pode moldar os pães nas formas, pincele com gema de ovo.
Pode deixar descansar mais uns 30 minutos na forma para massa crescer.
Unte a forma com azeite e farinha.
Detalhe 3: Como não tenho formas de pão, usei as que tinha em casa, como forma redonda. Rendeu 4 pães grandes. Se fizer a metade, 2 formas
Forno de 180 graus. Uma forma grande leva entre 20 a 30 minutos (depende do forno)
Quando sair do forno, prepara a manteiga e um café.
Visits: 5
aipimbom custo beneficiocomida nordestina. tradições alagoanasmacaxeiramandiocareceita
Comentários desse post