O caldinho de dobradinha é avolumado. Feijão branco e macio, bucho, charque, bacon e calabresa defumada, bem quentinho, para escoltar a cerveja geladíssima. Uma receita que cabe em qualquer lugar no Nordeste, quiçá no mundo, mas o Churrasquinho do Zé Davi (@churrasquinhodozedavi) tem endereço certo: no Biu (apelido carinhoso dado pelos moradores ao bairro Benedito Bentes). Lá tem arte pra todo lado. De tão autêntico, por si só traz felicidade a quem por lá aparece.
Quem faz o caldinho de dobradinha no capricho é Sandra Batista, a esposa do Davi Cavalcante, ex-bancário que há 14 anos investiu no seu bar que é mais que um boteco, é uma embaixada nordestina no Biu. E só conheci agora, graças a jornalista Dayane Laet (@dayanelaet) com seu instagram @abraceobiu, que descobre personagens, talentos, e cantinhos cheio de histórias e sabores do bairro.
O Churrasquinho do Zé Davi abre na quarta, mas visitei na quinta, porque a poesia de cordel tem palco e público. Lá também se fala de Graciliano Ramos, ou seja, a cultura é a grande beldade do boteco.
A cultura da cerveja gelada também é irresistível, mas as caipifrutas são inéditas e, porque não dizer, únicas. Quando escolhi a fruta cajá, imediatamente, Zé Davi perguntou: “Qual cobertura? Temos chocolate, morango e caramelo.” Até brinquei: “Não quero sobremesa”. Claro, ele riu, e provei a minha sem a doce cobertura, já Day investiu na doçura de maracujá com cobertura de morango. No boteco pode tudo e, claro, rende muito papo, risadas e novas amizades.
Na seleção de caldinhos ainda tem de feijão, macaxeira com charque, e feijoada com generosos torresmos, tudo produzido pela Sandra. Também aprecie o churrasquinho de queijo com orégano, de comer sem dó.
Trajetória – Zé Davi nasceu em Quebrangulo, terra de Graciliano Ramos, e herdou da família o talento para artes. O ambiente de seu churrasquinho é todo pintando e tem esculturas que saltam das paredes, produzidas por ele mesmo. Há também cantinhos inteiros dedicados ao Nordeste. Do piso ao teto.
O alagoano é entusiasta. Atende as mesas, conversa, e na quinta convida poetas para compartilharem seus escritos e também recita seus cordéis. E assim, na noite no Churrasquinho do Zé Davi o tempo não tem pressa e a gente pode levar este espaço para qualquer lugar do mundo, já que se encaixa lindamente como nossa embaixada nordestina no Biu.
Rota Churrasquinho do Zé Davi (@churrasquinhodozedavi)
Preços: espetinho (a partir de) R$ 6,00/ caldinho (a partir de): R$5,00
Funciona de quarta a domingo, 17h até 24h
Rua B 43, quadra B 43, n 514, Benedito Bentes 1, vizinho ao terminal de ônibus/ Telefone: 82 98857-0372
Visits: 13
4 comentários
Gleizy
4 anos Atrás
Que maravilha, o Biu tem muita coisa boa, gente do bem e cultura ????????????
Dayane
4 anos Atrás
O churrasquinho do Zé Davi é um verdadeiro mergulho na cultura nordestina. Tô profundamente feliz e orgulhosa dele ter recebido sua visita, Nide.
Carlos Alberto
4 anos Atrás
“Espaço Cultural e Bar do Zé Davi. Pura cultura nordestina no Benedito Bentes”.
Luiz Gustavo
4 anos Atrás
Boa iniciativa de mostrar esse povo guerreiro e empreendedor da parte alta de Maceió, Benedito Bentes tem várias opções de bares e restaurantes. mostrando as raízes nordestina. parabéns pelo belo trabalho.