Ceviche de caju com manga, escoltada por chips de banana da terra e batata doce. Agradou em cheio meu paladar pela doçura e acidez (molho de limão, azeite e coentro) em perfeita harmonia. Esta foi uma das entradas do menu vegano do Jantar do Mar ao Sertão, no restaurante no Ôxe, Lali (@lalirestaurante @oxe_maceio).E quem não é vegano curtiu ostras com três molhos: vinagre de caju, caipirinha de umburana com limão, e sagu de shoyu com hibiscos. O show de sabores foi comandado pelos chefs Rodrigo Aragão (@rodrigoaragaoal), Timóteo Domingos (@timoteodomingos) e Daniel Toledo ( @____dant), e prepare-se: dia 27 de novembro, às 19h, vai ter repeteco.
Para entender melhor: o Jantar do Mar ao Sertão tem dois cardápios, um deles vegano – que tem a grata surpresa do doce de leite de coco preparado por Dan. Ele, que recentemente se descobriu na cozinha, viajou ao lado dos veteranos Rodrigo Aragão e Timóteo Domingos pelo Sertão chegando até o mar, com direito a visita ao cultivo de ostras depuradas da Palateia. Dessa vivência nasceu o Jantar do Mar ao Sertão com mais uma edição.
Veja os dois cardápios do jantar:
A segunda entrada será tábua do mar ao sertão com mini abará temperado com camarão, croquete de tapioca com geleia de bacon, brusqueta de focaccia de amendoim com polvo marinado e tamarindo, além do pãozinho de macaxeira receado com charque e creme de queijo coalho.
O prato principal é o risoto de carne do sol com camarão e chips de abóbora, o que garantiu o agridoce à receita.
Para encerrar o jantar, bolinhos de estudante com doce de leite de cabra e sorvete de tapioca.
No cardápio vegano, além do Ceviche de manga com caju, terá mini abará temperado com ervas, croquete de tapioca com geleia de pimentão vermelho, focaccia de amendoim com shimeji e tamarindo, e bolinho do mar com picles de cebola roxa.
O risoto será de legumes tostados e nori. E a sobremesa são bolinhos de estudante com doce de leite de coco, sorvete de frutas e crocante de coco queimado.
Quem é – Rodrigo Aragão é chef do Ôxe, Lali, e há mais 10 anos lida com as panelas. O bom rapaz, depois de passar um ano em imersão nos badalados restaurantes de São Paulo, Dom, Cór e Esquina de Mocotó, retornou ao seu doce lar cheio de ideias bacanas. O alagoano é curioso, e na sua cozinha navega entre tradições e inovações com ingredientes locais. Já Timóteo Domingos conquistou o jornal EL País, com o titulo: “O chef do sertão quer que você coma cactos – Como Timóteo Domingos, um jovem cozinheiro alagoano, está revolucionando a gastronomia de raiz utilizando ingredientes pouco explorados do sertão brasileiro”
Daniel Toledo não cursou gastronomia, mas sua referência na cozinha são as mulheres: sua avó Zilda (mulher do campo e dona de casa) e sua ialorixá, a chef Mãe Neide, e o novo talento da gastronomia alagoana tem boa pegada na cozinha vegana.
Rota Ôxe, Lali (Jantar do Mar ao Sertão)
Preço: R$95,00 (por pessoa) com duas entradas, prato principal e sobremesa
Dia 27 novembro, a partir das 19h
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), 172 – Jatiúca/ Telefone: (82) 3028-6560/ 99689-8410
Visits: 2
Comentários desse post