Na Rodovia AL-220, caminho que nos leva ao Sertão, quando surgir a fachada de uma casa com o nome “Restaurante da Carol”, na cidade de Limoeiro de Anadia, pare. O lugar é pequeno, mas gigante de sabores. Lá tem tradição da galinha de capoeira com pirão e fava. Conheci em um dia de domingo, e estava lotado, formando um típico cenário de cidade do interior, com os moradores da região praticamente em festa para almoçar fora do lar. Na porta do restaurante, depois de muita aventura pela estrada, os ciclistas esperavam uma mesa vaga para matar a fome com comida autêntica, tempero simples e encantador.
A comida da família da Carol dá gosto de comer sem moderação. A galinha de capoeira é temperada com tomate, cebola, coentro, cominho, e pouca água. É deixar cozinhar nas panelas até ficar macia. Do caldo, rende um pirão de lamber os beiços.
A galinha de capoeira, criada livre nos sítios, se alimenta de milho, capim e resto de comida, portanto, são mais saborosas que as de granja. As aves são compradas na própria cidade e nas feiras dos municípios próximos.
Já a fava madura fica de molho de um dia para outro, também preparada com tomate, cebola, coentro e pimentão. Contudo, tem a sabedoria da Carol: os legumes cozidos são liquidificados, peneirados e adicionados aos grãos que saem da cidade pernambucana de Caruaru para Limoeiro de Anadia, Alagoas.
Carol é o apelido Luciana Maria Carolina, que ao lado de sua filha Leila e do genro Marcos comandam o restaurante. Atualmente, a matriarca ajuda a filha nos dias de maior movimento. “Leila prepara as comidas igual a mim, eu já aprendi com minha mãe. É o tempero de família que faz comida boa”, conta Carol.
Aproveite e invista no suco de graviola natural, e bem geladinho.
Rota Restaurante da Carol
Galinha de capoeira com pirão e fava – R$ 50,00 para duas pessoas/ Aceita cartão.
Povoado Cadoz, 220 – Limoeiro de Anadia/ Telefone: (82) 982340852/ 981566483
Visits: 36
5 comentários
SUSY BARBOSA
3 anos Atrás
COISA BOA. UM DIA VOU LA.
izabel Lima
3 anos Atrás
Nide, parabéns. Vc sempre nos presenteando como essas maravilhas.
Nada como uma comida regional e com preço justo.
Abraços.
Giusepe
3 anos Atrás
a leitura da reportagem parece mais um poema, que maravilha, mas com certeza a foto da galinha deu água na boca, que vai fica na memoria e assim que passar nessa região a parada é obrigatória!!!!!
Jean Medeiros
3 anos Atrás
Esse é meu ponto de parada obrigatória toda semana que vou a Arapiraca, muito bom!!
Há Lagoas
3 anos Atrás
Gente, isso têm sabor de saudade!