Uma viagem pelo litoral norte de Alagoas tem bolinhos de goma, lagosta grelhada, caldinho de mariscos… É muita diversidade gastronômica. Mas na cidade de Maragogi, a fé é o tempero da cozinha do Colibri (@restaurantecolibrimaragogi), restaurante comandado pelas irmãs da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Além de levar a palavra de Deus, as missionárias cozinham bem, tanto feijão com arroz, como também ravióli, ou seja, nas panelas têm nordeste, Brasil e Itália. Sabe por que? A irmã Miriam Zendron há 26 anos trocou a Itália pela cidade de Maragogi para seguir o seu destino, fazer o bem nas comunidades.
Escrever sobre o restaurante Colibri, que fica na rodovia principal de Maragogi, é contar um pouco da história da irmã Miriam Zendron. Sorridente, simpática, com sua fé inabalável e sotaque europeu, a religiosa chegou em Maragogi em 2005 com sua missão de evangelização, e também enveredou no empreendedorismo. A missionária foi uma benção na vida das famílias da agricultura familiar, buscou recursos na Itália e parcerias em Alagoas, para que homens e mulheres produzissem na terra e tivessem até um espaço para comercialização. E deu certo, atualmente a Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) é líder na produção de polpas de frutas, que são ótimas.
Então, quando for a Maragogi ou na região, vá até ao Colibri saborear comidinhas temperadas com fé. Uma das maravilhas é o filé de tilápia com salada de feijão verde e purê de abóbora, e para brindar, aposte no licor de limocello (licor de limão), o melhor de Alagoas, quiçá do mundo, preparado pela irmã Noberta Milanese. O legal dessa história é que o feijão verde, a tilápia, e até limão siciliano vêm dos assentamentos de Maragogi direto para a cozinha do restaurante.
Mais dicas do Colibri
Raviolli de abóbora com gorgonzola e creme de ricota, e para acompanhar camarão à grega. A boa mistura da cozinha do mar, onde o crustáceo é empanado com a receita italiana de massa caseira é danada de boa. Basta regar com azeite.vPara quem deseja fugir dos pescados, tem filé de carne ao molho de vinho tinto, arroz de espinafre com purê de macaxeira.
Abobrinha e berinjelas gratinadas são a estrela do salmão ao molho de maracujá, com arroz branco. Os legumes temperados com ervas e azeite vão ao forno, ficam bem crocantes e saborosos. No restaurante tem o prato camponês, uma proposta mais econômica e saborosa. Também tem quentinhas por R$ 12,00.
Trajetória – O restaurante Colibri nasceu em 2015 para abraçar a Coopeagro usando os ingredientes produzidos pela agricultura familiar. Tem seis funcionários, e o lucro é destinado para auxiliar a missão das 40 irmãs da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Jesus.
No restaurante também funciona a lojinha com produtos da coopeagro e das irmãs, como polpas de frutas, pães italianos, doces, biscoitos, peixes, macaxeira, amendoim confeitado (amo), banana chips (doce e salgada), mel, massa puba, goma de tapioca entre outros ingredientes para levar para casa um pouco da história da Coopeagro que reúne cerca de 50 famílias. Não deixe de provar a torta (fofa) com geleia de abacaxi com um café, é bom demais, é a doçura que precisamos.
Rota: Restaurante Colibri
Preços a partir de R$ 24,00/ Aceita-se cartão
Restaurante funciona de segunda a sábado das 8h até 17h com café e lanche/ Almoço das 10h30 a 15h30
Rodovia S. Geraldo – AL 101 Norte – bairro S. Teresa Verzeri 488 – Coopeagro – Maragogi/Telefone: (82) 99325 – 0422
Mais fé em São Bento
Anote: dia 11 de cada mês é dia de fé, dia de procissão (começa as 5h00) até o Mosteiro de São Bento ,localizado no alto da colina do povoado de São Bento em Maragogi. O templo em ruínas surgiu por volta de 1695 e é tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN. Depois da procissão é realizado a missa a céu aberto e com direito a café da manhã feito pela comunidade. Tem uma bela vista para o mar, também é visitado no passeio de bugre pela cidade.
Visits: 0
2 comentários
Maria Jacqueline
3 anos Atrás
gostei muito da matéria. Vou conhecer esse restaurante.
Aparecido Jorge
3 anos Atrás
Parabéns pelo empreendimento gastronômico, sucesso as Irmãs!