Nesse novo ciclo de vida, depois de dois meses de cirurgia bariátrica, ainda com restrições, eu mesmo preparo minha comida seguindo a orientação da nutricionista Caterine Frazão, a carne, de preferência cozida, deve ser molinha. Assim, inspirada na receita da minha mãe dona Nia, faço picadinho de carne com legumes. Lembro que eu pedia à minha mãe para deixar queimar um pouco, porque adorava raspar o fundo da panela da mistura da carne e legumes para comer com arroz.
Usei músculo, uma carne magra, e, na seleção de legumes, batata, chuchu, cenoura, abóbora e quiabo. Fiz na panela de pressão, mas pode fazer na panela normal. Vamos fazer:
Ingredientes
– Meio quilo de músculo em cubos
– 1 chuchu
– 2 batatas grandes ou 12 pequenas
– 2 xícaras de abóbora
– 30 quiabos
– 1 cenoura
– 1 tomate
– 1 cebola
– 1 pimentão
– Coentro a gosto
– salsinha a gosto
– 2 colheres de sopa de azeite
– 3 dentes de alho
– 1 colher de chá de cominho
– sal
Modo de preparo
Refogue a carne no azeite, alho, cominho e sal. Quando mudar de cor adicione tomate, cebola, pimentão, coentro, salsinha, e mais ou menos 500 ml de água. Coloque cenoura e chuchu. Tampe a panela de pressão. Quando começar a pressão, deixe por 20 minutos, desligue o fogo. Quando esfriar, adicione batata, quiabo e abóbora, e leve ao fogo até a carne e os legumes estarem cozidos. Acerte o sal e polvilhe com coentro.
Sirva com arroz e purê de macaxeira.
Para o purê de macaxeira: cozinhe a macaxeira, corte em pedaços, bata no liquidificador com água do cozimento e requeijão. Se quiser, adicione também queijo parmesão.
Visits: 1
Comentários desse post