O programa Balanço Geral prestou uma linda homenagem à culinarista Yêda Rocha, que nos deixou na última terça, depois de lutar contra um câncer, mas ela agora está ao lado das suas irmãs Jacy, Bartyra e Maria, que deixaram importante legado, o livro Delícias da Cozinha Alagoana, com receitas que deram identidade cultural gastronômica ao nosso Estado.
Ainda no programa, o herdeiro, o neto da Yêda, chef Serginho Jucá, do Sur, que cria pratos autorais inspirado nas tradições das Irmãs Rocha, ensinou a receita do licor de Laco-Papo (de maracujá). Mas antes de compartilhar a receita, conheça a história da bebida sempre presente nas festas de Yêda Rocha.
Na cozinha do Engenho Varella, lar das irmãs Rocha, nasceram receitas como a de licor de maracujá, batizado de “Laco-paco”. Servido bem geladinho, refrescante e delicioso. A fabricação da iguaria é caseira e, segundo a dama da gastronomia alagoana, Yêda Rocha, no Engenho tinham duas senhoras bem velhinhas que conheciam o saber e o fazer do licor.
Receita Licor Laco-Paco
Ingredientes: 30 maracujás
400g de açúcar triturado
1 garrafa de aguardente de boa qualidade
Preparo: Escolha os maracujás de boa qualidade e, de preferência, maduros. Faça uma calda forte com açúcar e água. Junte na panela a polpa de maracujá. Retire do fogo e acrescente a aguardente.
Deixe em infusão numa vasilha tampada até esfriar. Passe várias vezes em peneira fina de plástico, forçando com uma colher para aproveitar ao máximo a polpa. Coe mais de uma vez, engarrafe e guarde na geladeira. O Laco-Paco fica licoroso.
Visits: 8
1 comentário
LETICIA
2 anos Atrás
Parabéns pela legítima homenagem prestada à D. Yeda. Já era sua fã, agora sou mais ainda.