O curso Técnico de Gastronomia do Senac é uma viagem pelos sabores do Brasil e do mundo, e assim eu conheci a receita Cau Cau de Mariscos, uma tradição peruana. Quando li os ingredientes, achei que não iria gostar, porque não levava coentro, contudo o resultado final foi maravilhoso e resolvi compartilhar com vocês, mas antes da receita, segue uma dica para quem deseja desvendar a culinária do Peru: o chef peruano Randy Velasco, do Império do Ceviche (@imperiodoceviche.al), vai até o seu doce lar para preparar banquetes com as tradições culinárias do país latino.
A história do chef peruano Randy Velasco com as panelas, começou cedo, aos 16 anos ele foi para a cidade peruana Lima, para cursar a universidade de medicina veterinária, mas como estudava pela manhã, no outro horário começou a trabalhar em restaurantes, e assim o destino deu outro rumo a sua vida, chef de cozinha formado pela Le Cordon Bleu, também em Lima.
Randy já rodou o mundo cozinhando, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, Panamá, Malta e Espanha. Agora, na praia do Francês ao lado da amada Paullete, comanda o Império do Ceviche, e ele também pode ser chef na sua casa, basta contratar, então anota o número: (82) 99971-6917
Receita Cau Cau de Mariscos
Ingredientes
1 cebola
2 dentes de alho
200ml de caldo de peixe
1/2 xícara de folhas de hortelã picadas
Sal e pimenta, dedo de moça a gosto
Azeite
Pimenta do reino e dedo de moça a gosto
50g de ervilhas cozidas
1 cenoura cozida, em cubos
2 batatas cozidas, em cubos
50 gr de lulas
100 gr de camarão
50 gr de mexilhões (substitui por maçunim)
05 gr cúrcuma
10 gr páprica picante
2 folhas de hortelã (picadas)
Para o caldo de peixe
Cabeça e rabo de peixe
Cebola
Coentro
Modo de preparo do caldo
Na receita não diz como fazer o caldo de peixe, e na aula do Senac, a gente tem que pensar, então segui a receita que faço em casa. Coloque água para cobrir a cabeça de peixe, acrescente cebola e coentro. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos. Desligue o fogo e deixe reservado.
Cozinhe cenoura e batata em cubos, mas deixe al dente. Reserve
Numa panela refogue a cebola e o alho no azeite com páprica e cúrcuma. Adicione o camarão, quando mudar de cor apenas para dar sabor na preparação. Retire para não ficar borrachudo.
Adicione o caldo de peixe, cenoura e batata (cozidos), lula, macunim, ervilha e acerte o sal.
Retire duas colheres do caldo, apenas o suficiente para dissolver o amido (Maisena) e adicione no preparo do caldo, misture, coloque o camarão, veja se o sal está bom, desligue e finalize com hortelã picada. O Cacau está pronto, sirva com arroz.
Visits: 5
Comentários desse post