TOPO
Destaques Homenagem

Salve Jorge

Difícil escrever sobre a partida de um amigo que faz parte da nossa história, como Jorge Barbosa, famoso Sebage, um eterno revolucionário. Conheci esse alagoano na militância estudantil, mais precisamente no curso de comunicação, e prosseguimos a amizade na profissão de jornalista.  Ele como seguidor do meu blog sempre tinha sempre dicas, a última foi o Passaporte da Quitéria – Passaporte Big Quit’s (@bigquits)- . Em julho passado fomos provar, juntos, o Passaporte de carne e de filé com queijo e presunto , e assim mais uma sugestão do Sebage entrou para meu blog, como também o Bar do Frazo em Porto Calvo. No dia 1 de outubro, o coração do Jorge parou, mas continua pulsando nos amigos, fãs e familiares com canções de rock, samba, forró, porque ele era um agitador cultural.

Com o jornalista Jorge Barbosa no Passaporte da Quitéria

Nesse domingo, 2 de outubro, palavras de amor e músicas deram o tom de despedida ao nosso amigo, e na próxima quinta-feira vai ter mais uma homenagem no Art Pajuçara durante a exibição do filme sobre David Bowie (Sebage era fã) com apresentação de sua banda. E em sua homenagem vamos às dicas do Sebage publicadas no meu blog:

Sanduíches: Passaporte de carne e de filé com queijo e presunto da Quitéria

Passaporte Big Quit’s (@bigquits): A convite do meu amigo jornalista Jorge Barbosa, visitei o Passaporte Big Quit’s (@bigquits), no bairro do Poço, num dia de sábado, às 19h, e já tinha fila, sinal de que a comida é boa. No cardápio, o passaporte de carne com salsicha é o campeão de vendas, seguido pelo de frango. Mas a coxinha de frango é um escândalo de boa: 20% de massa e 80% de recheio. O empreendimento é conhecido como Passaporte da Quitéria, uma tradição de 24 anos no bairro do Poço. Na minha primeira visita provei o passaporte no pão seda com bastante carne, maionese e legumes. Muito bom. E ainda tem as maioneses de cenoura, de alho e orégano, e de alho e beterraba para comer sem piedade. A carne é temperada na tradição, tomate, cebola, pimentão, pouco cominho, e como diz Quitéria, muito amor. Na minha segunda visita investi na coxinha e foi amor na primeira mordida! Funciona de terça a domingo das 18h as 00h/ Delivery pelo IFOOD das 18h30 às 23h35/ Rua Salvador Calmon, 287 – Poço/ (82) 3221-7056

Tanajuras do Bar do Frazo, dica de Jorge Barbosa

Conheci o Bar do Frazo pelo jornalista, cantor, compositor e escritor Jorge Barbosa, mas ele mesmo não curte as tanajuras. Na primeira vez em 2017 não achamos as formiguinhas, mas no ano seguinte esperamos a estação de inverno chegar, e finalmente provei a tradição indígena.

As formiguinhas do Bar do Frazo, apelido do seu Flávio Buarque de Lyra, um conhecedor da tradição. Quando menino era sua diversão sair para caçar as saúvas e depois comê-las fritas. De verdade, o bichinho de asas e de corpo bem maior que a cabeça (famosa bunda de tanajura) é um clássico da cozinha da cidade.

Imagem do jornalista Jorge Barboza (Sebage) projetada na igreja de Porto Calvo

No ano de 2017 assisti um belo espetáculo que une imagens, músicas e poesias, batizado de Narrativas em Movimento do Núcleo Zero, que circulou pelas cidades históricas, como a de Porto Calvo, onde  o jornalista Jorge Barboza (Sebage) recitou versos do seu poema “Dias de Glória”, em uma homenagem à sua cidade natal. Bar do Frazo: Rua Henrique Dias, S/N, centro (próximo a Ceal)/ Telefone: 82 99185-5458.

 “Dias de GlóriaOs dias dramáticos de luta pela liberdade na terra, na água e no ar – na mente, no sangue dos imortais, Calabar, o herói a ferro e fogo lá atrás. Dias mágicos, dias práticos, grandes fantásticos dias de guerra atingindo a carne: O fio da navalha, a correnteza, ó, Manguaba, ondas vão e vêm sob os motores, os braços dos meus amores, meu rio, meus super-heróis…

Para Jorge, nosso eterno rebelde, grata pelas dicas e amizade

 

Visits: 2

«

»

1 comentário
  • emanoel macario
    2 anos Atrás

    Temos mais uma estrela olhando por nós!!!
    Sabage eterno

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/