TOPO
Destaques Doces

Olha o cavaco aí, gente!

Na minha infância, o som da matraca pelas ruas era o anúncio da felicidade do cavaco, um biscoitinho enrolado que de tão delicado se quebra na primeira mordida. Essa tradição está cada vez mais rara, contudo, a alagoana Maria Cícera Guedes é a nossa salvadora da pátria, ela faz e vende o cavaco na esquina da Senador Palmeira com a Manoel Ribeiro da Rocha (próxima ao Centro Veterinário Bem Estar), Ponta Verde, nos dias de terça, quarta, sábado e domingo, a partir das 9h30, e só retorna para à cidade de Rio Largo quando vende toda a doçura.

Cícera vende nos dias de terça, quarta, sábado e domingo, a partir das 9h30, e só retorna para à cidade de Rio Largo quando vende toda a doçura.

E para minha grata surpresa, cavaco é zero de lactose, na receita tradicional é com farinha de trigo, açúcar, sal e água. O modo do saber e fazer é trabalhoso, Cícera começa a partir das 16h e vai até às 22h, a massa exige força no braço para virar os dois lados  na chapa, pesa uns 15 quilos, e,  por último,  é enrolada no ferrinho para virar o cavaco.

A história do cavaco é uma tradição da família da Cícera. Tudo começou o  irmão dela, Elias Guedes (falecido). “Eu apenas o  ajudava a vender, mas com a sua morte aprendi a fazer, até porque estava desempregada. No começo errei, perdi massa, porque o segredo da chapa é não estar muito quente e nem fria”, revela.

Cavaco é zero de lactose, na receita tradicional é com farinha de trigo, açúcar, sal e água

A matraca, ela  também herdou do irmão, mas não usa porque é mais confortável esperar no sinal da Ponta Verde seus fiéis clientes, em vez de caminhar horas em busca de compradores do doce tradicional. Agora, fica ligado, Cícera aceita encomendas para nossa vida ficar mais doce.

Experiência: alunos do Senac criaram a receita  matraca

Inspiração: alunos do Senac (Bruno, Iohane, Bárbara e Felipe) conheceram a história da Cícera e levaram o cavaco para compor a receita Matraca, do projeto AMOSTRADINHA (@Amostradinha). Além do cavaco, a receita tem mais tradições: brasileira, creme de tapioca e geleia de cajá. “Juntamos dois doces tradicionais e que remetem a nossa infância numa única sobremesa, para mostrar que podemos resgatar doces da cultura e reinventar uma receita”, disse Iohane.

Rota: Cavaco da Cícera/ Telefone: (82) 99406-4470

Preço: 1 pacote  (4 cavacos) R$3,00/  2 pacotes  (4 cavacos) R$5,00

Cícera aceita encomendas para nossa vida ficar mais doce

Visits: 325

«

»

2 comentários
  • Pamella
    2 anos Atrás

    Amo!
    como bem retrata o artigo, tem sabor de infância 😉
    Sucesso Cícera!!!

  • Paula
    2 anos Atrás

    Adoro cavaco! E é tão difícil de encontrar, ainda bem q ela mantém a tradição.
    Mas vamos combinar q o preço não é justo, pq é difícil e trabalhoso preparar o cavaco, além dela passar horas em pé para vendê-los. Acho q tá muito barato, ela merece q seu trabalho e produto sejam. mais valorizados!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/