Mungunzá de milho branco ou amarelo? Tanto faz. Cozido no leite de coco e açúcar, a iguaria é mais do que um prato típico das festas juninas entre os nordestinos, um bom mungunzá cai bem a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. Esse clássico ganhou uma nova roupagem pelas mãos de nosso chef Guga Rocha (@chefgugarocha), que levou o milho e o coco para uma incursão marítima. Os ingredientes estão numa receita do mar, que leva camarão, peixe, lula, mexilhões e polvo ao leite de coco. Em vez de açúcar, o sal. Batizado de Mungunzá do Mar.
A receita está publicada no meu livro “Receitas das Alagoas, cozinha de Chef, Boteco, de Tradição e Rua”, e vou compartilhar com vocês. Recentemente vi o chef Guga Rocha no programa Hoje em Dia, ensinando receitas nos dias de segunda-feira. O chef agora está morando em Portugal, mas continua 100% nordestino e brasileiro, então vamos à receita para lembrar desse alagoano arretado.
“Na minha casa todo mundo gosta muito de cozinhar. Essas referências são muito fortes em minhas memórias afetivas, principalmente quando se tratada da minha avó paterna, Edla Ramalho, que era chef confeiteira”. Hoje, ele é reconhecido como um dos chefs brasileiros da nova geração de maior destaque, respeitado pela crítica e pelo público, no Brasil e no exterior, onde possui o apelido carinhoso de “tropicalist chef”.
Munguzá de frutos do mar
Ingredientes:
Tomate, cebola, pimentão, coentro e cebolinha a gosto
Mexilhão, polvo, lulas, camarão, e peixe (30 g de cada )
50 g de leite de coco
30 gr de milho pra munguzá amarelo cozido
30 gr de milho pra munguzá branco cozido
10 g de manteiga
sal a gosto
10 g de azeite extra virgem
10 g de pimenta biquinho
10 g de castanha de caju
MODO DE PREPARO:
Em uma frigideira, adicione o azeite, as verduras picadas e refogue os frutos do mar.
Acrescente os milhos, o leite de coco e a manteiga, e deixe ferver. Sirva num prato, decore com pimenta biquinho e castanhas.
Visits: 21
Comentários desse post