O centro de Maceió abriga tradições da culinária nordestina, como o Caldinho do Pedro, na Rua Formosa, 661. Alexandre Holanda do Teatro Deodoro indicou o lugar, mas coube ao bancário João Netto propor uma breve caminhada até o boteco simples. Foi lá que provei o bife de panela com caldo encorpado, bem feito e temperado. O bife varia entre contrafilé ou coxão, é cozido com tomate, cebola, pimentão, cominho, e passa muito tempo no fogo baixo para ficar bem macio. Agora, os caldinhos apenas nos dias de sábado.
E por que os caldinhos só aos sábados? O primeiro empreendimento do Pedro vendia apenas caldinhos, mas o povo começou a pedir almoço, e ele acabou mudando o perfil do boteco: de segunda a sexta, a comida é variada, mas todo dia tem peito de frango na chapa, carne de sol e camarão acebolado. Na quarta-feira tem chambaril, quinta-feira feijoada e sexta é a vez da peixada com pirão. Nas segundas e terças, Pedro diz que inventa, como o bife de panela, que virei fã.
Os caldinhos nos dias de sábado são variados. O de feijoada, na minha opinião, é o mais poderoso. Vem com feijão bem encorpado e pedaços de carne. Mas tem o de maçunim e o de bacalhau, ambos no leite de coco, e com algumas inovações. O de maçunim com um pouco de requeijão; já o de bacalhau leva um toque de creme de leite.
Trajetória – Pedro é um cearense de coração alagoano. Há 40 anos, escolheu Maceió para viver e empreender. De bancário a fotógrafo, sempre gostou de cozinhar e aprendeu sozinho. No boteco a trilha sonora é Musica Popular Brasileira para minha e nossa felicidade.
Rota: Caldinho do Pedro
Preço: de R$ 6,00 até R$ 25,00
Rua Formosa, 661 – Levada- Telefone (82) 98815-7162
Funciona de segunda à sábado das 11h às 15h
Visits: 3
Comentários desse post