Bastou um mês sem almoço no Churrasquinho da Mary (@churrasquinhodamary) para os fãs ficarem desolados, mas a nossa chef alagoana cumpriu a promessa e voltou com os famosos Prato Feito, Prato Comercial, além da dobradinha e da feijoada, sempre de segunda à sábado, das 11h às 16h. Agora é só felicidade! Na segunda, provei o franguinho ao forno com sua casquinha crocante bem temperada e, para escoltar o assado, arroz, feijão caseiro, macarrão, legumes e purê (com sabor de mãe). Mas tem também tirinha de fígado acebolado, galinha e carne guisada, carne do sol, contra filé grelhado… Bom demais.
Marilene Martins, ninguém conhece, mas o Churrasquinho da Mary é famoso. Ela deu uma pausa no almoço, no dia 1° de maio, para cuidar da saúde e do boteco dela e, agora, voltou renovada. Então vamos lá abraçar essa alagoana arretada, que já foi cobradora de ônibus, mas há 22 anos comanda sua cozinha com muita maestria.
Veja algumas dicas do Churrasquinho da Mary
Quarta-feira é dia de macarronada, porção bem servida, gostosinha (nada de comparar com a italiana, viu?), feita com macarrão normal e receita da própria Mary. “É muito simples, minha filha. Refogo cebola, alho e pimentão, e uso bastante tomate. Bato tudo no liquidificador, depois acrescento um pouco de leite de coco e creme de leite. Por fim, o camarão”, conta Mary que colocou a macarronada do crustáceo nos dias de quarta.
Quando chega a sexta-feira é tempo do chambaril com pirão de lamber os beiços. O bom dos donos de botecos, é que eles sabem o que a gente gosta, e essa intimidade me agrada. Por exemplo, a Mary já sabe que no chambaril eu adoro legumes, aí ela capricha.
O Prato Comercial da Mary é muito bem servido para duas pessoas. O tempero é alagoano, tem cominho e pimenta do reino (ambos moderados), alho e legumes. Fiquei fã da galinha velha guisada. Detalhe na cozinha da alagoana, é que não tem nada de congelado, tudo fresquinho, comprado no dia no Mercado da Produção. A ave guisada também pode ser ao molho pardo e vem acompanhada de feijão de corda, arroz, salada e macarrão. Detalhe todas as proteínas são boas, como carneiro, carne guisada, carne de sol, fígado…
Pra repetir – No churrasquinho da Mary o pão de alho é bom, mas depois que cai na besteira de provar o que leva recheio de charque, fiquei viciada. Valei-me, haja glúten, contudo é bom demais. O pão francês fica crocante e quebradiço e o recheio derrete, porque um dos ingredientes é o queijo coalho, além do charque desfiado e polvilhado com orégano. É tipo, quero mais…
Charque – O sal do charque é na medida certa, e na versão de churrasquinho também é de pedir bis. Todos os espetinhos são acompanhados de farofa, vinagrete e um pedaço de macaxeira. Adorei o de fígado, e ainda tem de frango, porco, queijo coalho… Infelizmente não tive tempo de provar.
Caldinhos – O de feijoada e o de feijão vêm com torresmo e recheados de carnes, não são apenas grãos. Aprovado. A feijoada todo santo dia, e é um manjar dos orixás, caldo do feijão consistente, carnes macias, e o que eu acho mais legal da cozinha da Mary é a mão certa para o sal. Na proposta comercial, a feijoada (porção bem generosa) para dois é escoltada por arroz, salada e uma laranja cravo, o charme feminino da cozinha da alagoana.
Rota: Churrasquinho da Mary
Preços a partir: R$ 8,00/ Prato Feito (a partir): R$22,00/Aceita-se cartões
Funciona de segunda a sexta das 11h até 23h00/ Sábado das 12h as 23h
Av. Desembargador Valente Silva de Lima, 1066, Jatiúca ( Próximo antiga escola do Flamengo) – Telefone: (82)99951-2703
Visits: 1
Comentários desse post