A união de dois chefs talentosos, Thiago Brandão (@tbrandao) e Denise Xavier (@la.dantesca), foi a medida certa para dar mais tempero ao bairro de Jaraguá. E, assim, o Brotto Restaurante (@brottorestaurante) já nasceu inspirado. Lá tem do crudo de coco ao carbonara, do brasileiro ao italiano, da tradição à modernidade… Tudo junto e misturado no casarão histórico restaurado pela arquiteta Amanda Farias, deixando o lugar gostoso de viver novas experiências culinárias. E ainda tem uma bela vista para a Associação Comercial de Maceió.
Novas experiências incluem o frango ao molho verde, que me surpreendeu muito, a sobrecoxa no molho leite de coco e ervas frescas, dando um tom elegante ao paladar, e, para não desperdiçar o molho, o cuscuz de sêmola para a gente misturar, sem perder a leveza. A cara da chef Denise Xavier…
E chega de saudade do carbonara do chef Thiago Brandão! Na cozinha do Brotto tem acento cativo, mas, por enquanto, apenas no jantar. A receita clássica italiana, aparentemente simples, requer resignação na hora de preparar a iguaria. “Importante é acertar o ponto do ovo, para que fique cremoso, sem coagular a gema”, alerta o chef alagoano.
Thiago segue à risca, e a massa chega al dente, molho cremoso, com a cor amarelinha do ovo, e pedacinhos de bacon sobressaindo do molho colado no espaguete. Outro segredinho é usar queijo de primeira qualidade. Thiago não abre mão do queijo italiano (pecorino ou grana padano).
Para entender: o Brotto tem cardápio do dia e da noite. Mas o chef Thiago Brandão contou que, em breve, os dois podem se misturar. Por enquanto, porém, segue o frango ao molho verde no almoço, e o carbonara no jantar.
No time do almoço tem o picadinho filé mignon em cubinhos, escoltado com farofa de crocante, arroz, ovo pochê e a tal banana caramelada, proporcionando um leve agridoce ao paladar.
O peixe do dia também é muito bom. Vem numa elegância, no prato fundo, com purê de batata doce, laranja e gremolata de ervas. Até o espaguete à putanesca é maravilhoso, com molho de tomate, azeitona, alcaparra e sardinha.
O jantar crudo de coco verde é outra receita da chef Denise, que faz, no capricho, pratos veganos. A carne de coco é bem temperada no molho de leite de tigre e apimentado. E o que dizer da lasanha de massa fresca, montada com camadas de molho bolonhesa de filé mignon e fonduta de grano padano, perfeito, e apenas peça para ser feliz. De sobremesa fiquei fã do bolinho de chocolate com creme inglês.
Quem – Chef Thiago Brandão é alagoano, morou um tempo em Brasília, onde foi professor de gastronomia. Em Maceió abriu o Davenetto, mas com a mudança para o bairro do Jaraguá, resolveu não ficar preso na cozinha italiana, optando por uma nova proposta com mais ousadia na gastronomia.
Para somar ao seu lado, convidou a chef Denise Xavier, alagoana, que morou em São Paulo, onde aperfeiçoou seu talento: foi do Kareoka e ao Cambito, e, claro, aceitou o desafio do Thiago de escrever uma nova história do Jaraguá.
Thiago e Denise, formados em gastronomia e com muita experiência já estão temperando Jaraguá com mais sabor no casarão que abraça a gente com muito afeto. Brotto, bem-vindo!
Rota: Brotto Restaurante
Preço: a partir de R$ 55,00
Funciona no almoço: segunda a sábado das 12h às 15h/ Jantar de quinta a sábado – 18h à 00h
Rua Sá e Albuquerque, 468, Jaragua, Maceió – Telefone: 82 99997-9263
Visits: 26
Comentários desse post