Tradicionalmente, nos botecos, os homens sempre estão à frente. São marketing, compra, caixa… Mas é na cozinha que encontramos a alma desses lugares: as mulheres. É o caso da Núbia de Azevedo. Há 14 anos manda nas panelas do O Grutinha (, com o mesmo tempero do carneiro guisado, da feijoada, da língua ao molho madeira, do camarão no molho do tomate, do pastelzinho… O bar que homenageia o bairro do Farol, além de saboroso, é o encontro de várias gerações, um cantinho sagrado da parte alta da cidade. E Núbia conta com o auxílio luxuoso do amado, Antônio César.
Por onde começar? Pelos pastéis. Provei o de camarão no molho de tomate, o de queijo do reino e o de carne. Qual melhor? Uma decisão difícil, pois gostei do trio. O molhinho do camarão é caseiro, a carne bem enxuta com azeitona, e o queijo do reino não perde sua majestade, então pede uma cerveja gelada e os pasteis.
A língua no molho de madeira, escoltada por torradas na manteiga, é um clássico do O Grutinha, e, Núbia, é a toda poderosa, tudo passa pelo aval dela. “Eu mesmo trato a língua, limpo bem, tiro a pele, raspo, passo limão… Quando está limpo, levo à panela de pressão. Fatio a carne e faço o molho de madeira, nada de caixinha, tudo natural”, explica a chef Núbia.
O carneirinho guisado também segue a tradição: cozido com tomate, cebola, pimenta e cominho, vem com aquela graxinha para misturar na farofa, mas se quiser pode pedir umas torradas na manteiga que casa perfeitamente.
Trajetória – Núbia, antes de comandar a cozinha, primeiro cuidou dos seus três filhos, e, claro, ela mesmo fazia todos os doces, salgados e bolos dos aniversários. Foi tanta doçura que sua filha Juliana é uma confeiteira de mão cheia, dona do Yume Cakes. Mas além de dona do lar, a alagoana fez de tudo um pouco: cabeleireira, artesã, confeiteira… “Para cuidar dos meus filhos, conciliava as profissões que podia fazer em casa. Quando eles cresceram, estudei e me formei como auxiliar técnico em laboratório e auxiliar de cozinha no Senac.
O Grutinha tem vários petiscos e variedades de prato comercial. Em breve voltarei para provar o fígado acebolado que amo. Enquanto Núbia, ao lado do amado, Antônio, comanda o bar, onde todos os clientes viram amigos, afinal, boa comida é o laço de amizade pra vida toda.
Rota: O Grutinha
Preço: a apatia de R$ 10,00 até 95,00
Funciona de quarta à sábado das 10h às 20h/ domingo das 10h às 20h
Rua Dr Sebastião da Hora 488(por trás do borrachao automotivo)Gruta de Loudes/ Telefone: 82 9 9972 3736
Visits: 12
alagoasbom custo beneficiobotecocomida nordestina. tradições alagoanasmaceioNordeste
Comentários desse post