Meu destino mais apaixonado é a Ilha do Ferro, povoado de Pão de Açúcar, Sertão alagoano. Tudo começou em 2002 quando eu fui entrevistar o Mestre seu Fernando, artista famoso pela tradicional produção de bancos de madeira, aproveitando a própria natureza dos troncos. De lá pra cá, o turismo cultural com os pés no Rio São Francisco chegou com força. Seu Fernando se foi, mas o museu que leva o seu nome conta sua história e de muitos artesãos que seguem o legado do alagoano. Várias casas de temporada, da mais simples até às verdadeiras galerias de arte e três pousadas, abrigam os novos visitantes no povoado que não tem farmácia e só uma padaria (funciona de quinta a domingo).
Nesse paraíso sertanejo de Alagoas, Feito à Mão, o povo é gentil e festeiro, o Rio São Francisco é doce, as casas de atelier são museu a céu aberto, e as mulheres bordam o boa noite. Essa é a essência do turismo da Ilha do Ferro. Então veja dicas para ser feliz nesse pedacinho de caatinga, beijada pelo Velho Chico.
No dia 4 de janeiro voltei à Ilha do Ferro para conhecer a nova casa de temporada batizada de Casa Cacto (@ilhadoferrocasa), na beira do Rio São Francisco, do casal dona Josefa Lucia de Souza e Francisco Martiniano, da cidade de Tanque D’Arca. Eles chegaram como turistas e se apaixonaram pelo povo, e resolveram jogar âncora nesse pedacinho feliz de mundo. Como Lucia é cozinheira de mão cheia colocou o restaurante, e o ceviche de piranhas , com o aval de André Dantas, é uma das estrelas da Ilha do Ferro.
Casa Cacto tem dois quartos com ar-condicionado, cada um cabe até cinco pessoas, com cozinha completa, churrasqueira e uma varanda para a gente jogar conversa fora, comer tilápia na brasa e ser feliz, e claro, ainda não tem chuveirão, mas a mangueira é fundamental para diminuir o calor de 40 graus.
Preço para ficar na Casa Cacto: Para casal, a diária é R$ 300,00, mas se for para cinco pessoas fica por R$ 100,00.
A Ilha do Ferro é a cara do seu Fernando (falecido), alegre, divertido, e que continue assim, com o turismo pés no Rio São Francisco e com sua gente receptiva, singela, linda, e que ama uma festa!
Dicas da Ilha do Ferro
Passeio de barco até a Ilha dos Anjos, mergulhe nas águas doces para o Rio São Francisco benzer seus caminhos. Quem faz: Dedé (@dedefontestorres): Telefone: (79) 99962-3252
Nas casinhas da Ilha do Ferro têm uma placa: “Aqui tem Artesanato Feito A Mão”, um projeto do Governo do Estado que guia o visitante pelas casas atelier, que guardam verdadeiras obras de arte nas peças esculpidas em madeira e nos bordados Boa Noite.
O Salão é o espaço mais democrático da Ilha do Ferro, que abriga nativos e turistas para jogar conversa fora, ouvir uma boa música, e, uma vez ou outra, os talentos da terra dão uma canja, como Joaci, e seu pandeiro. O cardápio de comidinhas é simples, apenas linguiça acebolada, sorvete de açaí e de cupuaçu lá de Boca da Mata para refrescar o calor da Ilha do Ferro. Em cada quadrado do Salão tem arte, seja do acervo pessoal do André Dantas, dos artistas da Ilha, e de outros lugares, como a Roxinha do povoado Lagoa da Pedra de Pão de Açúcar.
Visitar o Museu Ilha do Ferro (@museuilhadoferro) – Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos. Museu universitário da Uneal com foco em artes populares da Ilha do Ferro.
Onde comer, mas precisa reservar:
Café da manhã: Pousada Redário (@redarioilhadoferro) – 82 99982-0909
Café, almoço e jantar: Dona Lucia – 82 99340-2874
Café, almoço e jantar – Pousada da Vana (pousadadavana_ilhadoferro) – (79) 99640-3112
Onde ficar:
Casa Ninho (@casaninhoilha ) – Para duas pessoas – 82 98201-3010
Casa Cacto (@ilhadoferrocasa) – Tem opções de casas para família, duas e quatro pessoas – (79) 9989-6403
Casas Ilha do Ferro (@casasilhadoferro) – Toca do Frei (para casal)– Sibite: 4 pessoas / Estrelinha: 6 pessoas
Pousada Corrisco (@dedefontestorres) -(79) 99962-3252
Umbu (@casaumbuilhadoferro) . Reservas: 82 99323-5760
Boca do Vento (@atelie_boca_do_vento) – para casal – (79) 99642-9882
Hostel Tuburana do Ferro (@hosteltubaranailhadoferro) – Contato: @omacumba
O que você precisa saber?
- O calor da Ilha do Ferro é 40 graus ou mais, então, garrafinha de água, chapéu, roupas leves, e onde for se hospedar veja se tem chuveirão.
- Não tem farmácia, leve seus remédios.
- Padaria só funciona de quinta a domingo, às 16h30.
- Na maioria das casas por temporada tem cozinha, nesse caso leve os temperos que gosta de usar.
Visits: 476
2 comentários
Arthur Lins
10 meses Atrás
Ótima dica, parabéns pela postagem!
Lidiane Lopes
5 dias Atrás
Próxima parada!
Parabéns pela postagem.