O feijão com arroz do Churrasquinho da Mary conforta meu coração. É prato feito, o famoso PF perfeito, basta escolher a proteína. De lá gosto de tudo: carne guisada ou grelhada, frango de forno, galinha guisada, fígado… Agora o feijão é divino, seja na versão carioquinha com charque ou o feijão preto da feijoada. Amo os dois! Feijão com caldo consistente e pedacinhos de charque. “Não tem segredo, primeiro cozinho o feijão e depois refogo com alho, cebola, coentro, pimentão, tempero baiano (cominho triturado com outras sementes), tudo natural, nada industrializado, e finalizo com charque”, conta Mary. É tão bom que como sozinho, com um pouco de farinha é o céu.
Veja algumas dicas do Churrasquinho da Mary
Quarta-feira é dia de macarronada, porção bem servida, gostosinha (nada de comparar com a italiana, viu?), feita com macarrão normal e receita da própria Mary. “É muito simples, minha filha. Refogo cebola, alho e pimentão, e uso bastante tomate. Bato tudo no liquidificador, depois acrescento um pouco de leite de coco e creme de leite. Por fim, o camarão”, conta Mary que colocou a macarronada do crustáceo nos dias de quarta.
Quando chega a sexta-feira é tempo do chambaril com pirão de lamber os beiços. O bom dos donos de botecos, é que eles sabem o que a gente gosta, e essa intimidade me agrada. Por exemplo, a Mary já sabe que no chambaril eu adoro legumes, aí ela capricha.
O Prato Comercial da Mary é muito bem servido para duas pessoas. O tempero é alagoano, tem cominho e pimenta do reino (ambos moderados), alho e legumes. Fiquei fã da galinha velha guisada. Detalhe na cozinha da alagoana, é que não tem nada de congelado, tudo fresquinho, comprado no dia no Mercado da Produção. A ave guisada também pode ser ao molho pardo e vem acompanhada de feijão de corda, arroz, salada e macarrão. Detalhe todas as proteínas são boas, como carneiro, carne guisada, carne de sol, fígado…
Pra repetir – No churrasquinho da Mary o pão de alho é bom, mas depois que cai na besteira de provar o que leva recheio de charque, fiquei viciada. Valei-me, haja glúten, contudo é bom demais. O pão francês fica crocante e quebradiço e o recheio derrete, porque um dos ingredientes é o queijo coalho, além do charque desfiado e polvilhado com orégano. É tipo, quero mais…
Charque – O sal do charque é na medida certa, e na versão de churrasquinho também é de pedir bis. Todos os espetinhos são acompanhados de farofa, vinagrete e um pedaço de macaxeira. Adorei o de fígado, e ainda tem de frango, porco, queijo coalho… Infelizmente não tive tempo de provar.
Caldinhos – O de feijoada e o de feijão vêm com torresmo e recheados de carnes, não são apenas grãos. Aprovado. A feijoada todo santo dia, e é um manjar dos orixás, caldo do feijão consistente, carnes macias, e o que eu acho mais legal da cozinha da Mary é a mão certa para o sal. Na proposta comercial, a feijoada (porção bem generosa) para dois é escoltada por arroz, salada e uma laranja cravo, o charme feminino da cozinha da alagoana.
Rota: Churrasquinho da Mary
Prato Feito (a partir): R$20,00/Aceita-se cartões
Funciona de segunda a sexta das 11h até 23h00/ Sábado das 12h as 23h
Av. Desembargador Valente Silva de Lima, 1066, Jatiúca ( Próximo antiga escola do Flamengo) – Telefone: (82)99951-2703
Visits: 0
Comentários desse post