Viajar até Penedo é abraçar a cidade beijada pelo Rio São Francisco, e, muito mais, o edital do Sebrae, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa de Penedo, trouxe para o destino o 1º Festival Penedo Sabor e Jazz. Uma alegria contagiante, tanto que, no último dia 27, quando findou o evento, com show maravilhoso de Ana Gal com Rony Ferreira Sexteto, o povo migrou para o forró na Vila Dão Pêdu, mostrando que um bom festival é a receita de sucesso do turismo cultural.
Destaques do 1º Festival Penedo Sabor e Jazz, que nos dois dias de evento reuniu cerca de 2 mil pessoas:
Carreta do Senac – A estreia da unidade móvel, a carreta do Senac, foi um dos destaques do Festival. Quando abriu a porta, na Praça 12 de Abril, no Centro Histórico de Penedo, a carreta do Senac mostrou que a cozinha dos sonhos oferece aulas shows com muito conforto. Além dos equipamentos modernos, todos os chefs convidados e da própria instituição fizeram um espetáculo de comidinhas com o DNA alagoano.
O chef Vitor Generoso, conhecido, como Vitrola, do Divina Gula, ministrou a aula mais emocionante. O alagoano, que desde criança brincava no restaurante dos pais, etrouxe essa história para temperar sua aula. O chef preparou carne de porco no próprio molho, com mel de engenho e manteiga, escoltado por farofa de milho e pirão de queijos coalho e manteiga.
Durante a aula, Vitrola, ao lembrar de sua mãe Claudinha Mortiner (falecida), claro, deixou a emoção e as lagrimas revelarem que a comida boa é afetiva, recheada de histórias. O chef é um dos novos talentos da cozinha alagoana, herdou o dom do pai, André Generoso, e na aula ele lembrou muito sua mãe, que era pura emoção. Assim, Vitrola está construindo sua trajetória e compartilhando conhecimento no festival.
Antônio Mendes, do Nalva, além de chef é pescador, e na aula ensinou a receita do pão de milho e hamburguer de peixe locais, afinal, cada vez mais, em seu restaurante em Piranhas os peixes do Rio São Francisco dão o tom na cozinha autoral.
Serginho Jucá, do Sur, contou aos alunos a sua história com as Irmãs Rocha, em especial, a sua vó Yêda, sua inspiração na cozinha alagoana. Ele preparou o arrumadinho de camarão que agradou a todos.
Já o chef Jonatas Moreira, do Akuaba, buscou a tradição penendense do Jacaré e o siri, ingredientes da cozinha do restaurante afro para a receita de moqueca com dendê e leite de coco. Super aprovada, teve participante que comeu três vezes, ou seja, o dendê não é pesado, é o saber dosa-lo na medida, e claro, Jonatas faz isso com muita maestria.
Foram 13 barracas de comidas, e todas venderam bem. Óbvio que os ingredientes alagoanos foram as estrelas, como o cuscuz de arroz com pilombreta da A Carroça, o pastel de siri do Restaurante do Siri, o arroz de frutos do mar do Perto de Casa, o ceviche tainha do Daruma , sorvete de cawboy do Sorvete Show… Muita comida boa, e ainda teve cerveja artesanal, kombucha Pirá e licor de tapioca.
Festival Penedo Sabor & Jazz conta com patrocínio do Sebrae Alagoas, através de edital, e da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa de Penedo. Apoio: Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-AL), Senac-Fecomércio-Sesc, Abrasel-AL (Associação de Bares e Restaurantes) e UFAL. Parceiros: Sindilojas (Penedo), ASTEC (Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo), COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Instância de Governança da Região Turística Caminho das Águas e Penedo City of Film – Unesco
Penedo é luz
Quando a noite chega, os prédios têm iluminação própria para passear pela história da cidade. Maior felicidade é encontrar o Museu Paço Imperial, Memorial Raimundo Marinho e a Igreja de Nossa Senhora das Correntes, com as portas abertas para os viajantes alimentarem a alma com a memória viva do município, cidade beijada pelo Rio São Francisco.
Que venha mais festivais, afinal, em épocas passadas, Penedo era a capital do Festival do Cinema, e por conta dessa trajetória conquistou o título de Cidade Criativa de Cinema da Unesco.
Viajei a convite do secretário da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa de Penedo, Jair Galvão, e do Sebrae, para viver a experiência do turismo cultural gastronômico em Penedo, cidade criativa pela Unesco.
Visits: 4393
1 comentário
Denise Rodrigues Jorge
20 segundos Atrás
Parabéns Nide Lins, pela matéria!! Ela foi muito realista e transmitiu as emoções que saboreamos nesse Festival!! Muito além de Gastronomia e música, foi emoção, foi história, foi encanto, foi reencontrar amigos e fazer novas amizadas! Um sucesso!! Até o próximo evento dessa Cidade Linda que é Penedo!