Das 13h até às 16h, de frente no Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia – R. Cleto Campelo, S/N (rua principal do Jacintinho) –, o seu José Açucena da Silva, natural de Murici, abre seu tabuleiro para vender a mais doces das tradições do Nordeste, o quebra-queixo. Aos 80 anos, sua rotina é acordar cedo para ralar o coco, misturar com açúcar, em seguida despejar os ingredientes no tacho de cobre e cozinhar no fogo à lenha. “Menina, não sei ficar parado, além do dinheiro extra é também minha diversão”, diz seu Açunena, pai de nove filhos, todos, ao contrário dele, frequentaram a sala de aula.
Estudar foi uma palavra que não existiu na vida de seu Açucena. Desde menino, ele trabalhou na cana de açúcar e tinha dias que ia dormir sem saber o que comeria no dia seguinte. Ele enfrentou a fome, e venceu. “Meu maior orgulho é minha família, todos estudaram e trabalham. Domingo todo mundo vem para minha casa almoçar”. Realmente, na modesta residência do alagoano é só felicidade. Eu tive o prazer de tomar o café da manhã com eles e almoçar a carne guisada preparada pela sua esposa, Dona Maria do Carmo.
Aposentado, ex-cortador de cana, pedreiro e há mais de 30 anos doceiro, em nome de seu Açucena, Feliz Dia dos Pais para todos, em especial, àqueles que adicionam nas panelas tempero de felicidade.
Telefone para quem desejar encomendar o tabuleiro de quebra-queixo: 82 98813-6945 (Silvania – filha)
Visits: 343
Comentários desse post