No povoado da Ilha do Ferro tem muita gente que mudou sua vida com o artesanato e o turismo. É o caso do André Fontes Torres, o popular Dedé. Ele tem mil e uma utilidade: artesão, barqueiro, pousadeiro… No seu atelier, têm peças de todos os artesãos das cidades de Pão de Açúcar, Olho D´água das Flores, e Poço Redondo (Sergipe). A especialidade do Dedé são os barcos descartados que viram novos artigos de arte, como bancos, cabideiros…
Dedé é empreendedor nato, antes do turismo chegar à Ilha do Ferro, ele vivia da pesca, mas os passeios de barco já aconteciam. Atualmente, o barco do Dedé navega por vários destinos até a Ilha dos Anjos, para ver a Ilha do Ferro do lado de lá, onde tem o melhor banho do Rio São Francisco. Navega até no povoado Mata da Onça, para conhecer o artista plástico Clemildo (famoso por pintar portas e janelas) e seus irmãos. E para quem deseja navegar até o Cristo Redentor, em Pão de Açúcar, ou gosta de uma aventura até a cidade de Piranhas, é só agendar data e hora que o alagoano é bom demais.
O seu mais empreendimento é a Pousada Corisco, que fica atrás do seu atelier, com dois quartos, ar condicionado, rede na varanda, cozinha completa e geladeira coletiva para quem deseja fazer seu café da manhã ou outra refeição.
Mas na Ilha têm opções de café da manhã na Pousada Redário e da Vanda, só que, em ambas, é preciso reservar. Lembrando: no povoado de Pão de Açúcar não tem farmácia, a única padaria funciona apenas no final da tarde e um mercadinho.
Como Dedé é um guia turístico nativo, ele também faz o passeio de carro até Lajedo, uma fazenda do casal José Ricardo e dona Gilda, onde a natureza sertaneja revelou toda sua beleza com formações rochosas e vegetação da caatinga, que, quando chove, é um espetáculo a parte.
Pousada Corisco R$ 250,00 (diária para casal sem café da manhã, mas tem cozinha completa) Dedé: (79) 99962-3252
Visits: 386
Comentários desse post