Hoje, 24 de agosto é Dia do Feirante, Micilene Ferreira, da Barraca da Economia, brilhou no programa Sempre Com Você da TV Pajuçara da amiga Lis Nunes. Uma das características das feirinhas nos bairros é que todo freguês vira amigo, e cada cliente tem seu feirante querido. Todo mundo se conhece pelo nome. Perto da minha casa, tem a da Jatiúca, contudo, existem outras distribuídas pela cidade: no Jacintinho, no Tabuleiro do Martins, a do Mercado da Produção, entre outras. E cada uma delas, com punhado de histórias para contar.
Sempre cobrinco m Micilene, dizendo que ela é a dona da feirinha da Jatiúca. Nascida em Palmeira dos índios, sua trajetória de feirante começou na adolescência. Ela viajava em cima de um caminhão até Olho D’Agua das Flores para vender laranja e banana. Depois, migrou para Maceió. Lá se vão 30 anos na Jatiúca.
Na barraca tem de tudo, goma de tapioca, coco ralado, massapuba, legumes, verduras, folhas, frutas…. E no sábado tem produtos orgânicos, lembrando que na feira há um mercadinho para quem deseja comprar um pouco de tudo, feijão, arroz, açúcar, sal, farinha… Melhor dia de legumes e frutas novinhas de terça, quinta e sábado.
Gosto muito do amendoim que é preparado pela Galega da Feirinha da Jatiúca, ela tem doutorado em fazer o grão no capricho. Para ficar na textura certa, o amendoim fica duas horas cozinhando. E tem todo dia, já é uma tradição. “Tem a quantidade de água certa para cozinhar o amendoim”, conta alagoana de Palmeira dos Índios. São cerca de 10kg do grão por dia, e, se a gente chegar tarde, corre o risco de não encontrar nenhum para comer.
“Eu nasci no mercado”, conta alagoana Maria de Fátima, conhecida como Galega, no auge dos 67 anos, 45 deles dedicados ao mercado público, como a Feirinha da Jatiúca, onde mantém sua barraca. Lá é fácil de achar, fica na esquina, e chama a atenção pelo colorido das plantas, pimentas, flores e ervas que se misturam ao aroma dos temperos. Mas é o amendoim cozido, daqueles para comer a perder de vista, a estrela da casa.
E ela entende de tudo. Com a cebolinha branca se faz um lambedor poderoso, e sabe onde encontrar de tudo na barraca. “Essa pimenta vermelha é malagueta, mas é doce, prove!”, diz a Galega. Segui sua dica e, realmente, é um doce com leve ardor. Ao lado dela tem outro pé de pimenta roxinha, a qual ela adverte que “esta é fogo”.
Feirinha da Jatiúca: R. Ernesto Gomes Maranhão, 1295 – Jatiúca
Miciline: 82 9626-0380/ Galega: Telefone: (82)98872-6654/ 98809-5442
Visits: 1250
1 comentário
Cristiany
3 meses Atrás
Micilene é maravilhosa