A sopa de bacalhau com grão-de-bico, linguiça e batata é uma grata surpresa ao paladar. Confesso que virei fã. A sopa é leve, e o peixe dá o tom ao caldo. O grão-de-bico é super macio. Em suma, é uma receita para se apaixonar. Quem faz essa delícia é Luciana Mesquita, da Mercearia São Jorge (@saojorge.mercearia), uma empresa de comidinhas portuguesas por encomenda.
Fique ligado: de 10 a 12 de outubro, na Praça de Eventos da cidade de Barra de São Miguel, ocorrerá a 7ª edição do Portugal em Cena, com mais tradições lusitanas como bolinho de bacalhau e alheira portuguesa (linguiça). Gostou? Vem comigo conhecer essa história!
Além da sopa de bacalhau, que será uma das novidades do Portugal em Cena, que une gastronomia, cultura e feira literária, a Mercearia São Jorge também vai oferecer bolinho de bacalhau e alheira portuguesa. “Trabalhamos com o autêntico bacalhau gadus morhua, o filé sem pele e sem espinha, a essência das nossas receitas. Na sopa, é o peixe que dá o sabor, com pouca pimenta e azeite”, conta Luciana.
A feira gastronômica do Portugal em Cena é aberta ao público. Basta chegar e comer o que mais gostar. Além disso, Luciana também venderá porções das tradições lusitanas para quem quiser levar para casa. E, além das comidinhas portuguesas, haverá quitutes nordestinos, brasileiros, cerveja e, claro, vinhos da Gran Cru.
Quem é a Mercearia São Jorge?
Luciana Mesquita é paulista, professora de educação física e sempre gostou de cozinhar. No seu coração, carrega o DNA alagoano: sua mãe, Nadia, nasceu em Maceió e também cozinhava bem. Porém, a culinária portuguesa Luciana aprendeu com a avó do seu esposo, dona Clementina, que a ensinou as receitas de família, como a sopa de bacalhau.
“Morávamos em São Paulo e decidimos mudar para Maceió porque amamos a praia. Meu marido, Alexandre, é engenheiro civil, e como sentíamos falta da comida das tradições familiares, começamos a fazer as receitas e apostamos em vender por encomenda para os amigos. Depois, o Portugal em Cena abriu novas portas. Nosso bacalhau é importado, assim como a linguiça portuguesa”, revelou Luciana.
Luciana tem uma forte paixão por Maceió, devido à sua mãe, Nadia, que fugiu para casar com seu pai, Recieri, um artista de circo. “Meu avô foi contra o namoro, e minha mãe foi para São Paulo. Durante um ano, namoraram por carta. Ambos já faleceram, mas foram muito felizes”, conta Luciana, que agora é dona do seu próprio negócio, a Mercearia São Jorge, e promete dar mais sabor ao Portugal em Cena.
Mercearia São Jorge: (82) 99406-3434 – Encomendas com 48h de atecendência
Para saber mais sobre o Portugal em Cena, siga o Instagram: @portugal_em_cena.
Portugal em Cena: Feira literária de 08 a 13 de outubro / Festival Gastronômico Luso-Brasileiro de 10 a 12 de outubro na Praça de Eventos.
Visits: 1455
Comentários desse post