A secretária de Turismo da Barra de São Miguel, Beth Lopes, mais uma vez está à frente do Portugal em Cena, evento que une feira gastronômica, literária, palestras e shows, celebrando a rica cultura que une Alagoas e Portugal. O evento acontece de 8 a 13 de outubro, na Praça de Eventos.
Mercearia São Jorge
Luciana Mesquita, paulistana e professora de educação física, sempre teve uma paixão pela cozinha. Em seu coração, carrega o DNA alagoano: sua mãe, Nadia, nasceu em Maceió e também era uma exímia cozinheira. A culinária portuguesa, no entanto, foi ensinada por dona Clementina, avó de seu esposo, que lhe transmitiu as receitas da família, como a sopa de bacalhau, os bolinhos de bacalhau, entre outras delícias que farão parte da Mercearia São Jorge. Essa será uma das estrelas da Feira Gastronômica do Portugal em Cena, de 10 a 12 de outubro, na Praça de Eventos, na Barra de São Miguel.
Pita: mar de ponto de cruz
As colheres de pau bordadas em ponto cruz são uma das belezas artesanais de Ariane Pita, do atelier Beliê (@belie.al), que marcarão presença no Portugal em Cena. Recentemente, a alagoana desfilou sua coleção no Renda-se. Então, preparem-se: Pita vai bordar sua arte no coração da Barra de São Miguel.
Tempero do mar
A alagoana Thaís Tereza, é menina do sol e mar, com sorriso lindo, ambulante da praia da Barra de São Miguel e conta com a a ajuda de seu irmão Bernardo. Ela vende não apenas comidinhas de praia, mas carrega consigo histórias bonitas de se emocionar. Sua mãe Ercidia, do Paraná, conhecida como Chintia, casou-se com um alagoano e veio morar na Barra de São Miguel, onde aprendeu a cozinhar e assim nasceu a Sal Azul, há oito anos, temperando a cidade do litoral sul com muito amor, também será uma das estrelas do Portugal em Cena.
Carol Calheiros em Cena
A chef Carol Calheiros, que morou por um período em Portugal, traz toda a sua expertise e memórias afetivas para o Portugal em Cena. Alagoana, ela dividirá as panelas com o chef Thiago Brandão, do Brotto. “Vamos mostrar que Portugal vai além do bacalhau; criaremos uma receita com outro peixe também tradicional na cozinha lusitana”, contou Carol.
Três mulheres influenciaram a trajetória da chef Carol: sua mãe, Rita Calheiros, e as avós Anadir Ouriques (materna) e Alda Quintella (paterna). “Todas são importantes na minha vida, mas minha maior inspiração até hoje é minha mãe. Comecei ajudando a enrolar docinhos para festas, preparando os almoços de domingo e nas datas festivas. Hoje, os papéis se inverteram: sou eu que conto com a ajuda dela. Ela é minha maior conselheira e minha degustadora oficial”, reforça Carol.
Socorro, rainha do acarajé
O Portugal em Cena também celebrará outras culturas gastronômicas além da lusitana. Socorro, a rainha do acarajé, levará seu famoso quitute com o vinagrete mais aclamado da Barra de São Miguel – quiçá do mundo. Maria do Socorro, natural de Maribondo, já foi trabalhadora rural, empregada doméstica, camareira, copeira, telefonista… Mas hoje é dona do seu próprio negócio e, na minha opinião, a melhor chef de acarajé.
A beleza das mulheres maduras
Você sabia que a menopausa, fase que representa, em média, um terço da vida da mulher, ainda é cercada de tabus e estigmas reforçados pelo etarismo? Com o objetivo de ser uma aliada no processo de chegada da maturidade, Botik, marca de dermocosméticos do Boticário, apresenta a linha Botik Resveratrol + Silício, dedicada especialmente às mulheres no climatério e menopausa. Cocriada com médicas especializadas, essa linha atende as principais necessidades da pele madura, enfrentando os impactos dessa fase.
Eu me apaixonei pelo creme de limpeza facial resveratrol e silício. Ele limpa suavemente a pele, removendo impurezas sem ressecá-la. Com sua textura cremosa, não deixa sensação pegajosa e mantém a hidratação natural da pele, deixando-a iluminada, macia e suave.
Visits: 468
Comentários desse post