Na próxima sexta-feira, dia 20, é a vez da seleção italiana entrar em campo contra Costa Rica. Em Alagoas tem muitos torcedores italianos, afinal, Maceió com sol e o mar é a cidade queridinha dos europeus. Para homenagear a gastronomia italiana, escolhi a chef de cozinha Lory Dori, do restaurante Basilico (manjericão)para dar mais sabor à Copa com os aromas de tomate, manjericão e azeite.
Um belo exemplar da cozinha de Lory é o talharim ao molho Toscana, feito à base de tomates frescos, linguiça magra, cebolas, e para acentuar mais o sabor entra em cena as azeitonas, queijo parmesão e manjericão. E a finalização é nossa, ou seja, acrescentar fios de azeite italiano.E me desculpem repetir a frase, é pra comer rezando.
Na cozinha da Lory,a proposta é saudável: manteiga sem sal,legumes frescos, as massas caseiras (produzidas no próprio restaurante com farinha italiana) e nada de fritura. O azeite extra virgem é italiano e com baixa acidez, com sabor menos amargo e mais saudável.
O restaurante Basilico segue à risca a tradição italiana, entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Então não se assuste, lá as massas vêm acompanhadas apenas do molho, pois são os chamados primeiro prato. De entrada tem as pizzas quadradas, pão caseiro, queijo parmesão e presunto de parma. Para escoltar, um bom vinho.
Três em um -Para quem deseja conhecer a alma do Basilico, deve seguir a dica da chef Lory e pedir o Tris di Primi (trio de degustação). São três massas e molhos, e todos são de pedir bis, e confesso: ainda não tinha comido nada igual, em especial, o molho de Porcini que são cogumelos italianos.
Os cogumelos italianos não podem ser cultivados, são colhidos diretamente no terreno selvagem por ocasião de sua floração no verão e outono. O sabor forte é inigualável.
Para completar o trio tem a lasanha de carne e capeletti (com recheio de carne) ao molho de quatro queijos. De uma coisa tenho certeza, quem provar do Tris di Primi, volta ao restaurante para comer cada uma das massas.
Segundo prato – Straccetti, traduzindo para o nosso bom português, são fatias de filé com rúculas, uma tradição italiana. A carne é escoltada com creme vinagrete balsâmico, pão caseiro toscana (sem sal) e lascas de parmesão. Aprovadíssimo.
Eu, pessoalmente, prefiro apenas escolher o primeiro prato ou segundo prato, porque as porções são generosas. Mas pedir o primeiro e depois o segundo prato, enfim, depende muito do apetite de cada um.
Além da simpática Lory, que comanda a cozinha, ela conta com o auxilio luxuoso dos sócio, seu esposo, Stefano. Além de a cozinha Basilico seguir a tradição, eles também imprimem o estilo de comer italiano.
Para tudo ficar mais próximo da tradição italiana, eles investiram na própria horta, cultivando manjericão, salsa e até plantaram pés de limão siciliano, para produzir o limoncello (licor de limão). Sem a acidez da fruta, o sabor é refrescante, gelado, delicado, perfeito para brindar no almoço ou jantar.
Rota Basilico ristorante italiano
Promoção nos dias de jogos do Brasil e Itália, e na final tem happy hour com buffet italiano e a primeira bebida inclusa. Valor R$ 39,00 por pessoa
Preço do primeiro prato a partir de R$ 18,00
Antiga Amélia Rosa, 186 – Jatiúca – Telefone: 3432.7553 – Horário de 11 até as 23horas. Fecha na terça
Aceita cartão
Visits: 0
4 comentários
Enzo Borella
10 anos Atrás
Cozinha verdadeiramente Italiana, Nide parabens para sempre torcer por nos italianos. Um grande abraços aos Amigos Mauro, Lory e Stefano
Rafael
10 anos Atrás
Ma che fame!!!ME piace la pasta con funghi porcini!
Rafael
10 anos Atrás
Fui neste sábado e de fato o restaurante é sensacional. A melhor comida italiana da cidade e olha que conheço todos os outros. A lasagna e o capeletti aos quatro queijos são incríveis e de sobremesa podem pedir o tiramisu que tbm é ótimo.
Izabel
10 anos Atrás
comida péssima, fui lá hoje, a atendente muito simpática, pedi para chamar o dono e o mesmo não compareceu, o lugar e tão ruim que só tinha minha mesa ocupada, não voto mas, pagar caro por uma comida boa vale, agora pagar caro por filé e vim bife de conta- filé e outra coisa, deixo aqui o meu desabafo.