Como ninguém resiste às carnes grelhadas, selecionei o meu time de favoritas. Eles já fizeram sua estreia no meu blog e, claro, continuam fazendo muitos gols em prol da boa gastronomia alagoana. Todos são lugares simples, as carnes são grelhadas em churrasqueira com fogo de carvão, e não pode faltar aquela manteiga de garrafa, que amamos. Então, veja as dicas dos três empreendimentos escolhidos.
Zezé de Riacho Doce – Dois legítimos filés, cada um com 600 gramas, bem corados, carne macia e regados na manteiga de garrafa: só de olhar a iguaria, enchemos nossos olhos de desejo. Este é o retrato fiel do autêntico filé do seu Zezé, no restaurante que leva seu nome, no bairro de Riacho Doce. O alagoano de Viçosa faleceu em 2010, mas a tradição continua. Com mais de 20 anos, o prato de filé é aestrela, não muda nem de sabor, nem de textura: é perfeito. O filé do seu Zezé não tem invenções e, como dizem os mais antigos, continua na “crista da onda”. Para escoltar o filé, vem feijão caseiro ou verde, arroz, vinagrete, farofa e batata com maionese.
Restaurante do Zezé (Riacho Doce) – Funciona de quarta a domingo, das 12h às 16h – Aceita cartões de crédito e débito – Rua Boa Vista, 100 – Riacho Doce – Depois da Praça José Emídio de Carvalho
Seu Ferreira – Mestre churrasqueiro é o seu Fernando, que há 15 anos domina bem a arte das carnes grelhadas. A carne mais famosa é a de boi maturada. Quando ela chega à mesa vem logo outro ditado popular: “quem vê cara não vê coração”. A iguaria vem bem escura por conta da fumaça do carvão, mas no primeiro corte percebe-se a sua maciez e, o melhor: vem o sabor do verdadeiro churrasco para nenhum gaúcho colocar defeito. A carne vem escoltada com macaxeira cozida (sempre macia) importada de Petrolina (Pernambuco), farofa e vinagrete – para completar, claro, a manteiga de garrafa.
Bar do Ferreira -Funciona de segunda a sábado das 17h30 às 23h – Rua Cel. Adalto Gomes Barbosa, 595 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 9121.2149 – Não aceita cartão.
Picanha com macaxeira – O Recanto da Macaxeira não pode ficar de fora da seleção. Já indiquei a de carneiro, mas recentemente provei a de picanha de boi (nacional) e, claro,tem o mesmo padrão de qualidade. Nada a reclamar – sal no ponto certo, carne macia e, o melhor: você escolhe se quer pouca ou muita gordura. Todas as carnes são preparadas numa churrasqueira. Nota 10. Para acompanhar os grelhados vem macaxeira cozida, farofa, vinagrete e uma porção de manteiga derretida. O Recanto da Macaxeira é um lugar pequeno, não tem garçom, e o próprio do dono, Marcos da Silva, com apoio da família e um funcionário (churrasqueiro), divide-se entre as panelas e o atendimento.
Recanto da Macaxeira – Funciona de terça a sábado, das 18h até meia noite. Rua Artur Charles Dorvile 231 Jatiúca – Como chegar – Na Antiga Amélia Rosa (praia em direção ao shopping Maceió) pega o último retorno, entra na primeira direita e depois primeira direita – Telefone: 8855.6845 – Aceita cartão
Visits: 3
6 comentários
Alexandre Soares
10 anos Atrás
Já conheço a qualidade do Recanto da Macaxeira, tudo feito com muita atenção e qualidade, por isso faço questão de prestigiar o Marcos, e seu restaurante.
Ricardo
10 anos Atrás
O filé do Zeze em todas as casas são boas,o contra do Ferreira uma delícia,não gostei do Recanto da Macaxeira.
Marcos Silva.
10 anos Atrás
Ricardo lhe agradeço por ter vindo ao nosso restaurante, gostaria de saber qual foi o ponto que deixamos a desejar pois quero que você volte e mim procure vou lhe atender melhor Abraço atenciosamente MARCOS
Aparecida Tenório
10 anos Atrás
Nide, bom dia, você também precisa conhecer a Casa da Macaxeira, na Praça 13 de Maio, no Poço. A proprietária é a Valda, e o forte lá é a macaxeira com carne do sol. Delícia!!!!
Rafael
10 anos Atrás
Como bom gaúcho e apreciador de churrasco gostaria de informar que carne preta de fumaça é resultante de fogo mal feito, que não se esperou ficar em brasa. Só carvão “cru” deixa esta fuligem na carne e que inclusive é nociva a saúde. Pode ser uma tradição de preparo, mas que denota a falta de técnica quanto ao básico do churrasco que é fazer o fogo e ter a paciência de que se transforme homogeneamente em brasas.
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORObrigado pelas informações, Rafael, mas apesar da aparência, a churrasco é maravilhoso e preparado por um alagoano. Tem sabor e qualidade. Abraço