Uma viagem até a cidade de Maragogi é surpreendente. Muito além do sol, mar e de suas famosas galés tem o turismo rural, ecológico, festival da lagosta, artesanato das mulheres de fibras, docinhos de sequilhos, fé no mosteiro de São Bento, fazenda, hotel, resort, pousada e sabores. Escolhi as sextas-feiras para contar um pouco da minha vivência na cidade litorânea do litoral norte de Alagoas. Para iniciar bem a série de reportagens, elegi a história saborosa e empreendedora do casal de alagoanos José Luiz e Edna, donos do melhor restaurante de frutos do mar na região.
O restaurante Maragaço fica na própria residência do casal, que aos poucos foi cedendo espaço para o restaurante, de frente ao mar de Maragogi, no centro. E digo sem medo: Edna faz a melhor peixada que já comi em Alagoas, tanto que José Luiz diz: “O lugar é simples, mas depois de comer nossa peixada a senhora vai voltar”. E realmente, fui fisgada pelo estômago e coração.
A peixada à moda da casa chega na mesa linda, colorida com tomates, ovos, batata, chuchu, coentro, cenoura, cebola, lagosta, camarão, polvo, posta de peixe e duas pimentas verdes de cheiro, que exalam o aroma aprazível. Todos os itens são mergulhados no caldo de peixe com coco. Para escoltar os frutos do mar, pirão no leite de coco natural e arroz branco.
É de comer rezando e pedir bis, a peixada da Edna é bem alagoana, o leite de coco é na medida exata, não cobre os sabores dos pescados. Simples e perfeito. O segredo da Edna, além do nato para temperar, também conta com o conhecimento de seu esposo Luiz, que durante quinze anos viveu pescando em alto de mar, e conhece com a palma da mão sobre os peixes, camarões, lagostas e polvos. “Meus amigos trazem peixes fresquinhos”, diz o alagoano.
Enquanto Edna cozinha, Luis é o falante do salão, e como bom pescador, ele lembra que na sua época, sem tecnologia, as estrelas guiavam até os peixes.
Gente simples – José Luis viveu e nasceu em Maragogi, e além de pescador foi cortador de cana, mas encontrou no turismo a oportunidade de mudar de vida. “Comecei pequeno e o Maragaço foi crescendo a ponto de alugar uma casa para meus filhos, porque os quartos viraram restaurante”, conta.
No começo foi difícil, ninguém dava atenção à família do José. Os turistas passavam, olhavam para o lugar simples e corriam, mas o alagoano não desistiu. Atualmente, os seus fieis clientes são o melhor cartão de visita do Maragaço.
José disse que vai colocar no cardápio o salmão, porque o povo pede. “Eu comprei, mas nem conheço esse peixe”, diz o ex-pescador. Mas na minha opinião, na cozinha da Edna nem precisa de peixe importado, porque o mar de Maragogi tem arabaiana, cavala, dourado, nossos peixes nobres e saborosos.
O Maragaço está entre meus lugares sagrados, cantinho da boa peixada alagoana. E claro, a comida deliciosa e simples abriu o meu apetite para voltar e provar outras iguarias da Edna, mais uma preciosa da cozinha dos mares.
Rota Maragaço – Maragogi (litoral norte de Alagoas)
Peixada a partir de R$ 45,00 – Pratos para duas pessoas (três comem bem)
Av. Senador Rui Palmeira N° 1001, Centro de Maragogi – 082 3296-2041.
Funciona de segunda a sábado, das 11 até 21h – Domingo das 11 até 16h
Aceita cartão
Aceita cartão
Visits: 17
8 comentários
Regiane
10 anos Atrás
Ótimo verdade!!!!
Bruce Jay
10 anos Atrás
Nide: Desde que eu, meus afamilhares e amigos conheceram Maragaço não tem outro lugar que queremos comer. É um vicio. O que faltou é falar sobre o “pirão”. Não tem outra igual e ainda nem o Nana nem a Edna quer dizer o segredo. Tudo que chega na sua mesa merece elogios. De acordo com TripAdvisor.com isto é o melhor restaurante da orla urbana de Maragogi. Tenho orgulho de ser um cliente fixo desta família tão carinhosa e lutadora. Obrigado por ter dado o destaque que eles merecem.
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORBoa noite Bruce, realmente citei, mas é o melhor pirão que já comi
Rosangela e Junior
10 anos Atrás
Estou com muitas saudades de vocês. O Maragaço tá um SUCESSO graças a Deus. Vocês merecem grandes guerreiros. Quem for a Maragogi não deixem de passar no Restaurante Maragaço. Saudades. ..
Sandra
10 anos Atrás
Fiéis clientes!Esses somos eu e meu esposo Wanderley. Desde abril de 2010 nos apaixonamos por Maragogi, ao ponto de construirmos uma casa e para lá retornarmos com grande frequência, apesar da distância (somos de Ribeirão Preto – SP). Com certeza além da sua natureza privilegiada o fator mais importante a nos motivar foi o povo dessa cidade. Zé Luís e Edna, seus filhos e a netinha linda moram em nosso coração! Acompanhamos a luta deles de perto e sempre soubemos que venceriam! Gente dedicada, honesta, sincera no agir e falar! A cozinha da Edna é iincrívelmente simples,mas tratada como uma jóia, e seu carinho ao realizar os pratos e atender aos pedidos beiram à perfeição! Ir a Maragogi é sinônimo de comer no Maragaço, desfrutar da boa comida, do acolhimento familiar, do whisky no final do dia vislumbrando o pôr de sol e saboreando os camarões que a Edna prepara, embalados pela boa prosa do Zé Luís…Parabéns pela sua publicação! Essa família, e esse estabelecimento merecem todos elogios e reconhecimento! Ah! O pirão é uma história a parte, eu diria que é de pirar de tão bom! ! !
Syllas
10 anos Atrás
Simplesmente Fantástico! Em Maragogi é o melhor lugar pra se comer bem, o atendimento é bom e familiar tudo muito simples mas com muita qualidade e sabor. Parabéns!
rosineidev.oliveira
10 anos Atrás
amei sua peixada gostaria da receita pra fazer pra meus filhos tb.obrigada
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORBom dia rosineide, vou perguntar aos donos se eles cedem a receita, abraço