Dizem por aí que as minhas fotos são um atentado à dieta, mas quem assistiu ao filme “Chef” (ainda em cartaz) sabe que é bem pior. É uma provocação à gula! Acende desejos incontroláveis de comer tudo o que aparece na telona. Quem viu o filme na última quinta-feira (21) teve o final feliz – ficamos de “bucho cheio”, como se diz na gíria popular. Durante as cenas em que o chef de Carl Casper (Jon Favreau) elaborava os pratos, eles chegavam ao vivo e à cores para nosso deleite. (veja as receitas no final do comentário).
Para as comidinhas do filme saírem da telona para a vida real, coube aos chefs Wanderson Medeiros e Artur Nagae comandarem o cardápio especial para a noite. Quando apareceu a cena da atriz Scarlett Johansson saboreando o Espaguete ao Alho e Óleo, na mesma hora os garçons do cinema entregaram o nosso espaguete – simples e delicioso.
Comida associada à filme é o projeto “Jantar em Cartaz” do Cinesystem, no Parque Shopping, que periodicamente proporcionará ao público uma “experiência ampliada” de filmes que tiverem temática gastronômica, com a possibilidade de degustar, durante a exibição, pratos relacionados aos roteiros.
Nesta primeira edição do evento, o filme escolhido foi a comédia norte-americana “Chef”, de Jon Favreau. O filme conta a história de Carl Casper (Jon Favreau), chef de um restaurante badalado de Los Angeles que depois de ser demitido resolve reiniciar a vida no comando de um trailer de comida. Na tela desfilam diversos pratos tentadores, preparados em detalhes. No filme também tem um blogueiro (ator Oliver Platt) de gastronomia, mas nada lembra a minha pessoa.
A sessão foi única, mas a boa notícia é que quem perdeu a oportunidade também pode brincar de “Chef”. O filme continua em cartaz esta semana em sessões convencionais no Cinesystem (às 16h25 e 21h55, na Sala VIP, e às 19h30, na sala convencional).
A produção de Jon Favreau disponibilizou na internet um E-Book gratuito com o Livro Oficial de Receitas do Filme Chef. Basta cadastrar-se gratuitamente no site para fazer o download (http://www.bakespace.com/cookbooks/detail/7CHEF70the0Film0CookbookA0Recipes0from0El0Jefe/1323/#.U_qGH_ldVqU).
O filme Chef é uma comédia. Imperdível. E para acompanhar as comidinhas tradicionais do cardápio do Cinesystem com assinatura dos chefs Wanderson e Artur. Para esta postagem, tive que escolher entre assistir o filme e comer, ou fotografar. Claro, literalmente, comi o filme. Para a seção de fotos contei com o auxílio luxuoso do chef Wanderson Medeiros e da Aline Angeli. Vamos às receitas do filme “Chef”
São seis receitas ao todo, três delas especialmente traduzidas para o blog. Instragram: @nidelins
PASTA AGLIO E OLIO (Espaguete ao Alho e Óleo)
Ingredientes
450 gramas de espaguete seco
1 xícara de azeite de oliva extra-virgem
12 dentes de alho grandes, cortados em rodelas finas
1 colher de pimenta vermelha em flocos
1 xícara de salsa fresca picada
1/2 xícara de queijo parmesão, ralado na hora
Sal marinho
Pimenta preta
2 limões
MODO DE FAZER
Leve uma panela grande de água com sal para ferver e adicione o macarrão. Cozinhe até ficar “al dente”, por cerca de 8 a 10 minutos. Escorra.
Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande em fogo médio. Adicione o alho e mexa com frequência até que o alho esteja dourado. Adicione flocos de pimenta vermelha, sal e pimenta.
Adicione o espaguete escorrido diretamente na panela. Misture até que o espaguete esteja completamente envolvido com o óleo de alho.
Retire a panela do fogo, adicione a salsa e o parmesão e misture bem. Ajuste o sal se necessário. Esprema os limões à gosto. Decore com mais parmesão.
MOJO-MARINATED PORK SHOULDER
(Ombro de Porco Mojo-Marinado) Pode usar o lombo de porco
INGREDIENTES
¾ de xícara de azeite extra-virgem
1 xícara de coentro finamente picado
1 colher de sopa de raspas da casca de laranja
¾ xícara de suco de laranja fresco
½ xícara de suco de limão fresco
¼ xícara de folhas de hortelã bem picadas
8 dentes de alho picados
1 colher de sopa de orégano picado
2 colheres de chá de cominho em pó
sal e pimenta
1.5 Kg de ombro ou lombo de porco desossado em uma única peça
MODO DE PREPARO
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, exceto o sal, a pimenta e a carne de porco. Misture 1 colher de chá de sal e a pimenta. Transfira a marinada para um grande saco de plástico hermeticamente fechado e adicione a carne de porco. Feche o saco e vire; coloque em uma assadeira e leve à geladeira durante a noite.
Pré-aqueça o forno a 425°. Transfira a carne de porco para uma superfície de trabalho, descartando a marinada. Dobre o porco, em terços, se necessário, e amarre com um barbante para formar um rolo arrumado. Polvilhe todo com sal e pimenta e coloque-o numa assadeira.
Asse a carne de porco por 30 minutos, até que doure. Reduza a temperatura do forno para 375° e asse por mais 1 hora e 30 minutos ou mais. Transfira para uma prato e deixe repousar durante 30 minutos. Descarte o barbante antes de cortar.
SANDUÍCHE MOJO PORK CUBANOS
INGREDIENTES
170 gramas de presunto cozido em fatias finas
manteiga amolecida, para pincelar
6 baguettes cortados ao meio
mostarda amarela, para pincelar
350 gramas de fatias finas de carne de porco Mojo-Marinado assado
200 gramas de queijo suíço em fatias finas
3 pepinos em conserva cortados em fatias finas
MODO DE PREPARO
Aqueça uma frigideira grande de ferro ou um grill. Adicione as fatias de presunto e deixe grelhar em fogo moderado, virando uma vez, até dourar em alguns pontos, por cerca de 1 minuto. Transfira o presunto para um prato.
Espalhe manteiga generosamente em cada um dos lados cortados da baguete e coloque na frigideira em fogo médio até que doure, por cerca de 1 a 2 minutos. Transfira as baguettes para um prato e generosamente pincele ambos os lados com mostarda. Monte uma camada de presunto, carne de porco, queijo suíço e picles na baguete e feche o sanduíche.
Pincele generosamente manteiga na parte externa dos sanduíches e coloque-os na grelha. Se estiver usando uma frigideira, cubra o sanduíche com uma assadeira grande ou algo pesado e prense-o. Asse os sanduíches em fogo médio até que estejam dourados e crocantes por fora e que o queijo esteja derretido, por cerca de 3 minutos. Corte ao meio e sirva quente.
Texan Barbecue
4 porções
1 kg de contra filé
Sal grosso e molho barbecue a gosto
Modo de preparo
1 Tempere o filé com sal grosso e embrulhe bem com papel alumínio. 2 Leve para assar na parte alta da churrasqueira, deixando a carne bem longe das chamas, por aproximadamente 12 horas ou até a carne ficar bem macia. Se preferir, asse no forno com a menor temperatura possível, verificando sempre para que a carne não queime. 3 Retire a carne da churrasqueira e leve ao freezer para congelar. 4 Desembale a carne congelada e leve-a à churrasqueira, bem afastada do fogo, e deixe-a defumar por aproximadamente 30 minutos, com cuidado para não queimar a superfície. 5 Na hora de servir, corte a peça em lascas, envolva com bastante molho barbecue e leve ao forno para aquecer. 6 Sirva com purê de mandioquinha (receita abaixo).
Purê de mandioquinha
4 porções
Purê de mandioquinha
600 g de mandioquinha descascada
20 g de manteiga
80 ml de creme de leite
Sal, pimenta do reino e semente de coentro moída a gosto
Modo de preparo
Tempere a mandioquinha com sal, pimenta e semente de coentro a gosto. 2 Embrulhe-as em papel alumínio e asse no forno a 170 ⁰C por 25 minutos ou até começarem a se desfazer. 3 Amasse as mandioquinhas e reserve. 4 Leve o creme de leite com a manteiga para ferver, junte a mandioquinha amassada e misture bem. 5 Acerte o sal e processe com um mixer de mão ou bata em um liquidificador potente para deixar o purê mais liso. 6 Sirva quente.
Visits: 0
6 comentários
Wanderson Medeiros
10 anos Atrás
Parabéns e obrigado pelo post Nide Lins.
Muito bom, e espero que façamos outros jantares como esse.
Júlia
10 anos Atrás
Caramba!! Estou ansiosa para a próxima sessão!
João Camargo
10 anos Atrás
Engraçado que o Chef Wanderson deixa comentário aqui no blog da Nide Lins, mas não publica sequer um comentário. Página serve exclusivamente para uso publicitário, deveriam desabilitar a opção de comentário, já que não serve pra nada!
Nide Lins
10 anos Atrás
AUTORBom amigo joão, o blog do chef tem ótimas receitas e ele tem talento e dos bons. Bom não posso responder por ele, mas levarei sua critica para o chef. Grande abraço
Eduardo correia
9 anos Atrás
Desculpe a ignorancia mas para fazer o ombro de porco fala para preaquecer o forno a 425* mas meu forno nao chega a essa temperatura kkk os 435 graus sao em Celcius ou fahrenheit ? Obg
Nide Lins
9 anos Atrás
AUTOReduardo, bom dia, vou consultar o chef Wanderson, obrigado. abraço