Feijão caseiro com legumes, charque e calabresa, legumes cozidos, salada crua, ovo cozido, arroz e galinha guisada. Este é o prato feito, famoso PF, mais chique de Maceió. O tempero nos remete ao de casa de mãe, de vó… Quem faz esse clássico da culinária brasileira é o alagoano Eugênio Rezende, um gigante na cozinha, que herdou o dom da mãe, Enoi.
Em novembro de 2012, a cozinha do Eugênio foi tema do meu blog. Agora, em 2015, voltei ao restaurante Como Naquele Tempo para vasculhar o que há de melhor. E fiquei feliz ao perceber que o sabor é o mesmo, o tempero continua suave, e a comida, boa e conquistadora.
O restaurante é um empreendimento pequeno, onde tudo é feito na hora e com capricho, mas, como a equipe é mínima, incluindo apenas um garçom, às vezes a comida demora um pouco. “Quem escolhe o filé à parmegiana, aviso que só fica pronto entre 20 e 30 minutos”, diz Eugênio. Mas, vale a pena esperar. É um clássico saboroso preparado pelo nosso chef.
Como sou fã da carne de porco, provei a bisteca: sal no ponto certo, textura macia e, claro, gotas de limão para aguçar o paladar. O prato vem com salada crua, legumes cozidos, arroz e purê de batata.
Mas eu senti falta do bife rolê; é o melhor da cidade. Acontece que Eugênio trata a gastronomia como sua amada: “Quando vou ao mercado e encontro os cortes chã de dentro ou de fora bonitos, que vão render bifes longos, aí, sim, eu compro. Mas, preciso me apaixonar”. E aí, quando no quadro-verde estiver escrito “bife rolê”, prove sem medo!
O restaurante Como Naquele Tempo passou dois meses e 10 dias fechado para reforma e muita gente pensou que tinha ‘morrido’, mas está vivinho da Silva, e a boa comida, em cartaz.
Recordar – Como Naquele Tempo é decorado com antigas máquinas de costura, instrumentos musicais e uma vitrola que ainda toca os LPs com o melhor da música popular brasileira, do jazz, do blues e do rock. A trilha musical é de fina estampa, mas a estrela é a cozinha, com suas panelas areadas que produzem a típica comida que todo brasileiro ama: feijão, arroz, salada e carne. Simplicidade do tempero caseiro e com muito sabor.
Como Naquele Tempo
Preços a partir de R$ 12,00
Não aceita cartões
Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 15h.
Rua do Uruguai, 142, Poço. Telefones: 8807-7962/9817-3979
Visits: 5
6 comentários
maria cristina alves quirino
9 anos Atrás
Amiga, a matéria está linda, fiquei com água na boca, já conheço o restaurante, mas pelo que vi está ainda melhor, vou voltar lá com certeza. Bjs
JAEL OLIVEIRA
9 anos Atrás
comida gostosa nao precisa ser cara, vou provar amanhã esse prato.
Jacqueline
9 anos Atrás
Êba, que bom Nide, realmente eu pensei que tinha fechado para sempre esse delicioso restaurante.
Obrigada por postar essa matéria, são deliciosas as comidas do chef Eugênio, e o preço bem em conta mesmo.
Amanhã estarei lá, se Deus quiser!
Maria Luiza Fonseca
9 anos Atrás
Ter a disposição na rua comida caseira, é um privilégio. A matéria e as fotos, aguçam o apetite. Comida, decoração, música… tudo no capricho!
Paula Figueiredo
9 anos Atrás
Vale muito a pena conhecer. Fui com amigos de pernambuco e foi só elogios. Comida caseira de primeira.
Estou louca pra provar o bife rolê.
Cláudia Fernandes
9 anos Atrás
BOM DIA NIDE ! ESTOU APROVEITANDO O ESPAÇO PARA DÁ UMA DICA PRA VC: DESCOBRI UM PASTEL MARAVILHOSO EM GARÇA TORTA. O “PASTELD’KILO”. MUITO SABOROSO E BEM RECHEADO. VALE À PENA VC CONHECER