Quando a noite chega, bate aquela fome, e nem precisa a barriga roncar. Às vezes, em plena luz do dia, usamos aquela velha desculpa, “Sem tempo pra comer, pedi um sanduíche”. Mas, na verdade, pão, carnes e molhos, é o maior pecado da gula, mas é bom. E os hambúrgueres estão sempre circulando no nosso imaginário, têm até história… Tudo começou com o John Montagu, um aristocrata que criou o sanduíche sem querer. O nobre inglês era fissurado por jogos de cartas e, para não interromper, ele pedia aos seus servos preparar a comida entre duas fatias de pão. A moda pegou.
No livro A rainha que virou pizza, crônica em torno da história da comida do mundo, de J.A Dias Lopes, o autor conta que o lorde “Comeu-a (sanduba) acompanhada de champanhe, e não de chá como era de esperar de um inglês”, muito chique! Para homenagear o Jonh, os empresários Luiz Alberto e Jarlisson Marques, no dia 26 de abril de 2012, abriram uma loja especializada em hambúrguer artesanal, com o nome “Montagu’s”, que felicidade!
Montagus chegou em 2012 na Ponta Verde, e em dezembro de 2014 abriu outra loja bem bacana no hotel Holiday Inn. O empreendimento já nasceu com muita criatividade e com direito a consultoria do chef Jonatas Moreira. A primeira novidade que me agradou em cheio foi os mini-bacons crocantes, que fazem toda a diferença do paladar. Para ter uma ideia, por semana são consumidos entre 100 a 120 quilos de bacon. A famosa gordurinha de porco (natural) é fatiada uma por uma, depois em cubos, grelhada e lá vão elas alegrar o céu da boca.
Para relembrar os três anos de Montagu’s, vamos aos mais famosos
Primeiro lugar: Mini-bacons crocantes, carne de cordeiro 150 gramas, queijo gruyere, tomates, alface e molhos, todos os ingredientes bem guardados no pão com sabor de cenoura.
Molhos: Estes são tentadores, a maionese é feita na própria cozinha, de uma velha receita de liquidificador e com vários sabores, a queridinha é a de cenoura. Eu sou apaixonada pelo queijo parmesão. A novidade é o katchup (criação do Luiz) que também é uma produção artesanal de molho de tomate agridoce, mas vem dentro do sanduíche.
Doce: Não sou fã de doces, mas geladinhos, mudo de opinião, principalmente sobre os milk-shakes, o de sabor nutella (creme de avelã) foi criado para os amantes de chocolate, e o negresco vem com biscoitos triturados. O de cappuccino, fiquei fã. Quem é fanático pelo pretinho mais gostoso do Brasil corre sério risco de se viciar.
Queijo: Toda criança ama batata frita. No Montagu´s, os palitos vêm cobertos pelo queijo cheddar e os minis-bacons. Pra quem gosta (e pode), como diz: “É um prato cheio” e com uma cervejinha cai muito bem.
Montagu´s é boa casa de sanduíches, também em versão saudável, com pão integral. Vale a pena conferir.
Rota Montagu´s
Preços a partir de R$ 13,90 _ Aceita cartão – Tem serviço de entrega a domicilio
Hotel Hollidy INN – Avenida Deputado José Lages, 405 A – Engenheiro Mario de Gusmão, S/N Ponta Verde
Av. Dep José Lages, 405-A – Telefone: 33175616
Visits: 0
3 comentários
André Ayres
9 anos Atrás
Esse sanduíche é sempre nota 10!
Maria Cardoso
9 anos Atrás
Nide, excelente matéria.
O melhor sanduíche que existe é o do Montagus!
Sucesso!!
Bruno Conrado
9 anos Atrás
Parabéns aos amigos, o sucesso é reflexo de muita dedicação ao trabalho. Melhor sanduíche de Maceió.