Todo dia é dia da mãe, nossas verdadeiras paixões. Para celebrar, escolhi a artesã Maria Luciene da Silva Siqueira, a Sil, lá da cidade de Capela, que tem uma história com sabor do barro;
Maria Cristina, hoje com 18 anos, é uma das paixões da mãe da Sil, ex-cortadora de cana, que se transformou numa ceramista de notável talento. Ela encontrou no barro um ofício digno de sustentar sua família.
“Minha Maria é especial, por conta disso participei de um projeto do Sebrae, há 10 anos, que tinha o objetivo de ensinar as mulheres um novo ofício, para que elas não ficassem apenas dependentes dos benefícios. Foi quando conheci o João das Alagoas e com ele aprendi a arte do barro”, lembra Sil.
Ela conta que, no total, 40 mulheres participavam do projeto social do Sebrae, mas cada dia uma desistia, e só restou ela. Aluna aplicada, não perdia uma aula. E lembra até hoje da primeira peça que vendeu, típica imagem do Nordeste: um homem com um burrinho, por R$ 5,00.
Hoje, considerada uma das grandes revelações do Brasil, Sil já vendeu escultura por R$ 3 mil. As obras da alagoana retratam a família, casinhas, jaqueiras (árvores característica no trabalho dela), bem como perfeitas expressões dos rostos dos personagens.
Nossa artista não só é uma das mais requisitadas pelas galerias. Tem fãs gabaritados, como o galerista Roberto Rugiero. “Conheci Sil através do Jerônimo e até hoje sigo os seus passos. A cada ano ela está melhor. É uma artista de renovação criativa, uma coisa rara. Suas peças não se repetem. É a maior revelação de ceramistas nos últimos 15 anos. Seu trabalho tem características do realismo, executado com pronunciado esmero”, diz o paulista responsável pela Galeria Brasiliana.
Realizado o primeiro grande sonho, a casa própria, a escultora anuncia outro objetivo prioritário: “Meu desejo agora é formar meus três filhos. Eu não tive oportunidade de estudar, mas quero ver eles (Maria Cristina, Andressa e Carlos André) formados e felizes”, afirma com determinação.
Simplesmente Sil, alagoana que tira da terra vermelha sua inspiração para viver e ser uma grande mãe.
- Endereço eletrônico: [email protected]
- Atelier da Sil/João das Alagoas – Capela, AL
- Logo na entrada da cidade, com a placa João das Alagoas
- Telefone: 9991.5250
Visits: 1
1 comentário
Solange Albuquerque viégas
9 anos Atrás
Conheço Sil da Capela desde o início de sua carreira como artesã ceramista, durante esse período venho adquirindo e acompanhando seu belo trabalho , cada dia melhor.