Desde que me entendo por gente brigo com a balança. Uma guerra! Em tempo remoto, fazer dieta era sacrifício ao sabor. No cardápio, carne ou frango grelhado, arroz branco, legumes cozidos, e ainda tinha quatro bolachinhas cream cracker com café. Tristes lembranças. Mas, de uns tempos pra cá, comida saudável tem gosto e dos bons. Um bom exemplo é o camarão no creme de jerimum levemente apimentado, sem creme de leite, um pouco de leite de coco e arroz integral. Na legenda do cardápio está escrito sem lactose, sem glúten e gostoso.
Pois bem, esta receita do camarão com creme de jerimum,batizada de Tulipa, é uma das novidades do restaurante Manga Verde, Cozinha Natural da nutricionista Moema Ferro. Todos os pratos são novos e receberam nomes de plantas e flores. Afinal, elas curam e tem aromas. Também mudou o horário, o restaurante abre todos os dias no almoço, das 11 até as 16horas. Fechou no horário do jantar. Em compensação, Moema investiu nos congelados (será tema de outra postagem) e já esta a venda no estabelecimento.
Na cozinha do Manga Verde não existe fritura, são usadas ervas frescas (tomilho, coentro, manjericão, salsão, salsa, alho poró, alecrim…) e especiarias. Comida saudável, aromática, saborosa, baixa caloria e porção generosa. As receitas são elaboradas pela Moema Ferro e o chef Cicero Harri, e tive o prazer de acompanhar os dois da cozinha. Claro, provei um pouco de tudo e tirei a prova dos nove: Nos pratos de baixas calorias, sem glúten, sem lactose e sem fritura, encontrei sabores encantadores ao paladar.
Siga o meu roteiro do Manga Verde
Flor de Lotus – A combinação do suco de limão e laranja é prefeita para quebrar a acidez do ceviche de polvo. O crustáceo é cozido, textura macia e servido com manga e legumes bem cortadinhos e salada. Entrada leve e saborosa.
Azaleia – O bacalhau sempre combina com batata inglesa, mas, para o peixe ficar mais leve, no lugar da batata entrou o grão de bico e a batata doce. No prato acompanha ovos cozidos, tomates, azeitonas, berinjela, abobrinhas, chips de alho e pimentões coloridos. Alguns fios de azeite aromatizado (com ervas) é mais que perfeito. Este é de pedir bis.
Flor de São João– A batata doce é o tal na cozinha do Manga Verde, ganhou até uma versão de nhoque com espinafre, para acompanhar filé ao molho de mostarda (ótimo) e arroz integral ou branco.
Gardênia – 100 gramas de filezinhos de frango grelhado com mix de folhas, tomate, cenoura ralada, lascas de queijo de parmesão. Mas a vedete da salada é o chutney (molho de origem indiana) de tomate, ele é elaborado no vinagre de maça, azeite, cebola picada, alho e pimenta. Bate no liquidificador com os tomates cozidos e rega as folhas verdes.
A nutricionista Moema Ferro diz: “Minha cozinha é funcional”. E realmente faz bem e funciona. Se o desafio é dar sabor as comidas de baixa caloria, a nossa alagoana, acertou. Manga Verde, com apenas um ano e meio é umareferencia da nova gastronomia saudável.
Os vegetarianos e veganos também são contemplados no restaurante. A nova linha de congelados segue a mesma tendência de sabores.
Rota Manga Verde, Cozinha Natural
Preços dos pratos principais (individual) de R$ 26,90 . Aceita cartão.
Funciona todos dias, das 11 até as 16horas
Antiga Amélia Rosa (atual Av. Dr. Antônio Gomes de Barros), 221, Jatiúca. (em direção à praia)
Telefone: 3025. 9889
Visits: 0
Comentários desse post