Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo estampou o titulo: “Temperei Maceió com aji”. A manchete era sobre Simone Bert, do restaurante Wanchako. Aquele foi mais um dos reconhecimentos do talento da alagoana que, recentemente, no Prêmio Dólmã, trouxe pra casa o titulo de melhor chef do Estado.
O Wanchako tem 19 anos de sabores peruanos. Muita gente viaja para conhecer o famoso restaurante que projetou Maceió no cenário da boa gastronomia no Brasil. Sucesso conquistado dia a dia, por ela e seu amado José. No começo, o casal vendeu o carro para investir no restaurante e saíam às compras em bicicletas.
Naquele início ninguém sabia o que era comida peruana. Muitos confundiam com a culinária mexicana e logo pensavam: “Tem muita pimenta…”. O povo fugia como o diabo foge da cruz, e a inocente aji, pimenta peruana, levou toda culpa. Em duas décadas de história nesta batalha, Simone formou sua equipe de cozinheiros, a maioria antes gente de tarefas simples, como lavadores de prato, ou específicas, como jardineiros, mas neles ela enxergou talento. E a nova geração segue o caminho, pois seu filho Rick Bert comanda mais um endereço Wanchako, no hotel Jatiúca.
Nos temperos da Simone tem as sabedorias do seu pai, o alagoano João Simões, e da sua sogra, a peruana Carlota Bert. Os dois foram os primeiros mestres dela. Ele ensinou à filha todos os segredos do pescado, desde a captura até o tratamento. Já a sua sogra ensinou o bê-á-bá da culinária tradicional do Peru, rica em grãos, batatas, coentro e pimenta aji.
João e Carlota abriram os caminhos para Simone, que também recebeu os ensinamentos dos chefs peruanos Humberto Sato (especialista em comida nikkei – mistura das culinárias peruana e japonesa) e Gaston Acurio.
Assim, a alagoana segue em frente com a sua cozinha criativa, proporcionando viagens inusitadas ao céu da boca.
Prêmio Dólmã 2015 é da Simone Bert, do Wanchako. É nosso. É alagoano.
Os meus prediletos do Wanchako
Wanchako (Restaurante da Associação da Boa Lembrança)
- São Francisco de Assis, 93, Maceió – Telefone:(82) 3377-602
- Hotel Jatiúca – Rua Dr. Mario Nunes Vieira, 220 – Mangabeiras – reservas: Fone: (82) 2122-2000
Visits: 1
1 comentário
Adriana Takizawa
9 anos Atrás
Um evento lindo parabens a essa chef Renomada