No mês de outubro de 2013 a dama da gastronomia alagoana, Yêda Rocha, me fez um convite irrecusável, conhecer o restaurante japonês Sakai. Como a nossa mestra tem bom gosto, embarquei na viagem. De cara, gostei da criatividade, a exemplo do acarajé japonês. Agora em 2015, retornei ao restaurante pra degustar as novidades e nos 200 anos de Maceió, encontrei a “Sereia” vestida de salmão, elegante, e de ótimo sabor.
A “Sereia” vem com seis unidades com camarões, picadinho de ceviche (atum, kani e peixe branco), enrolado no salmão e coroada com ova massago. Com molhinho de ervas e laranja. Acidez moderada, e não precisam de shoyo e nem do arroz japonês. Como dizem os pescadores, eu caí no “canto da Sereia”.
As novas criações da cozinha do Sakai dispensam o molho shoyo, uma ideia feliz, porque o molho de ervas com azeite, as pimentas e ovas intensificam o sabor natural do peixe sem interferência do molho tradicional. Mas para quem aprecia, é só adicionar.
Siga a rota das sensações do Sakai.
Cogumelos – O atum também é estrela, o peixe envolve a pasta de shimeji (cogumelos) e camarão com cream cheese. Em seguida, é maçaricado para receber crisps de batata doce e geleia de morango. Combinação perfeita, o sabor intenso dos cogumelos é equilibrado com o doce da geleia.
Geleia de pimenta – Ela é toda poderosa e casadinha com salmão picadinho e camarão, é lua de mel. A iguaria, batizada de Miruka, vem vestida de salmão enrolado. De novo, o arroz não faz falta.
Tailandesa – A couve, quem diria, enrola a pasta de salmão com cream cheese. Para finalizar. ovas e pimenta sriracha (tailandesa).
Crocante – Numa taça decorada com cenoura ralada, vem o camarão empanado com cream cheese e enrolado no salmão maçaricado, couve em fios crocante e ova de massago.
Ceviche – Em vez de usar tradicionalmente o limão, a laranja temperou bem o salmão, atum, polvo e Kani. Para finalizar, o prato cebola roxa picadinha e molho de ervas.
Estas são as novidades do Sakai, que iniciou sua carreira na cidade de Arapiraca em 2009, e é sucesso até hoje. Em 2013, o restaurante abriu a segunda unidade em Maceió, no bairro do Aldebaran, e segue muito bem obrigado na casa charmosa, sob a batuta de Rodrigo e Arnaldo Chagas. Continua na minha lista de bom japonês.
Rota restaurante Sakai
Preços das novidades vão de R$28,00 até R$ 32,00
Rodízio nas quartas-feiras – Aceita-se cartão.
Funciona de terça a domingo, das 12h às 14h30 e das 18h30 até 23h30
Rua Humberto Omena, S/N – Aldebaran – Telefone: 3432.5998
Visits: 2
1 comentário
Rafael Almeida
9 anos Atrás
De encher os olhos! Sensacional!