Maria Aparecida Queiroz da Silva não é famosa, mas do seu quintal, na Lagoa Manguaba em Marechal Deodoro, sai uma das riquezas culinárias para a cozinha dos restaurantes da família Moreira (leia-se Akuaba e Espaço Vera Moreira), usadas em várias receitas por Vera Moreira e seu filho Jonatas, a exemplo do filé de siri, preparado com queijo coalho, ingredientes da lagoa e do campo unidos pelo sabor.
E por falar em Jonatas, ele literalmente está nos céus com sua cozinha criativa, cotado com um dos chefs mais promissores do Brasil pelo chef francês Laurent Suaudeau. E tem mais, o destaque dado a ele por Suaudeau foi publicado no jornal Valor Econômico.
Não digo que foi muito chão, mas foi muito mares, lagoas e terra para inspirar o chef Jonatas Moreira a conquistar uma indicação como essa. Ele faz por merecer. Formado pelo Instituto Paul Bocuse, na França, trouxe nas malas a técnica, os conhecimentos e experiências, mas fugiu do clássico e apostou nos ingredientes alagoanos, em especial os vindos dos mares e lagoas.
Também construiu uma relação fraterna com seus fornecedores, como Maria Aparecida, que há mais de 14 anos fornece o filé de siri para a cozinha dos Moreira. Eu tive o privilégio de ser apresentada à catadora pelo chef. Na casa modesta de Maria, ela preparou o siri, camarão e ainda o peixinho manjuba (seco ao sol no sal) com farinha, tudo simples e bom.
Dessa simplicidade, entre chef e fornecedor, é o principio da cozinha do Jonatas da gastronomia de vanguarda, criativa e alagoana, com modernas técnicas e sabores surpreendentes.
Para desvendar os sabores da cozinha do Jonatas, minha dica é o menu do chef de terça a sexta-feira, no Espaço Vera Moreira, das 12 até às 15. São pratos inesquecíveis, como a rabada desfiada sem gordura, servida com pirão. E digo que é a melhor rabada de Alagoas. O polvo é um dos ingredientes queridos do chef.
Minhas paixões
Atum cortado em cubos, é marinado no shoyo e, para aguçar mais o sabor, ganha o molho de azeite de folhas de mostarda. Simplesmente soberbo ao olhar e ao paladar. Mas, para a receita ficar perfeita, o fruto do mar tem que ser colhido no dia, fresquinho… Este zelo é a marca registrada da nova cozinha alagoana ao presentear os comensais com ingredientes de qualidade e com sabores inovadores.
O filé serigado, peixe nobre dos mares, não precisa muito, apenas sal, e um pouco de óleo ou azeite para fritar, mas coube ao nosso chef Jonatas Moreira incrementar o peixe com ingredientes inusitados, a exemplo do arroz sete grãos, mel, molho shoyo, e até a cenoura (em mini pedaços) entrou na história. Uma mistura e tanto, surpreendendo o nosso paladar.
Dupla de lagostins e polvo com purê de grão de bico. Os frutos do mar de carne macia, e o grão de bico na versão de purê ficou bem legal. E para coroar, a dupla dos mares alagoanos recebeu o molho reduzido do próprio lagostim.
Rota Espaço Gourmet Vera Moreira
Menu do chef – valor R$ 60,00 (entrada, prato principal e sobremesa) por pessoa
De terça a sexta-feira – Aceita cartão
Endereço: Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6- Jatiúca – Telefone: 82- 3325 6199 | 3355 8005
Visits: 2
1 comentário
Pita do Vurma Catar
8 anos Atrás
Quando se assina um cardápio, o mínimo que se pode fazer é instruir e dar manutenção as pessoas que vão executa-lo e não aparecer 02 anos depois e criticar o trabalho feito com tanta dedicação e carinho.